Filme “Plauto, um Sopro Musical” chega aos cinemas para celebrar legado de um dos maiores flautistas do Brasil

Filme “Plauto, um Sopro Musical” chega aos cinemas para celebrar legado de um dos maiores flautistas do Brasil

Longa-metragem dirigido por Rodrigo Portela conta a história de Plauto Cruz, considerado o melhor flautista brasileiro

O filme “Plauto, um Sopro Musical”, dirigido por Rodrigo Portela e produzido pela Guarujá Produções, chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 5 de outubro. O longa-metragem celebra o legado sonoro de Plauto Cruz (1929-2017), um dos mais eminentes músicos gaúchos, amplamente reconhecido como o principal flautista do Brasil.

O documentário musical, com partes ficcionais, relembra a vida e a obra do rei da flauta e do choro e seus mais de 40 discos gravados e parcerias com personalidades da música brasileira, como Orlando Silva, Altamiro Carrilho, Ângela Maria, Carlos Galhardo, entre outros.

“Acredito que o filme acaba sendo importante para uma redescoberta da obra de Plauto para uma geração que não está acostumada com as suas músicas. Plauto era um músico genial e um compositor de mão cheia”, afirma o diretor Rodrigo Portela.

O filme é repleto de depoimentos de amigos, familiares, músicos e pessoas que eram próximas do Plauto, além de imagens raras de arquivo. A trilha sonora é do compositor, violonista e produtor porto-alegrense Mathias Berharends, um dos fundadores do Grupo Sexteto Gaúcho, que participou do filme e foi fundamental para a realização da obra.

“O choro está presente em diversas regiões e no dia a dia das pessoas. O filme vai conectar as pessoas de todo o Brasil”, acredita Mathias Berharends.

O filme “Plauto, um Sopro Musical” tem duração de 80 minutos e classificação indicativa livre. A distribuição é da Lança Filmes.

marramaqueadmin