Quinta edição do Festival TOCA celebrou a Amazônia com recorde de público no Rio

Evento gratuito reuniu mais de 40 artistas e atraiu 36 mil pessoas em espaços icônicos do Centro da cidade
📸 Crédito: Juliana Glória
O Festival TOCA encerrou sua quinta edição em grande estilo, após quatro dias de programação intensa e gratuita no Centro do Rio de Janeiro. Entre 14 e 17 de agosto, mais de 36 mil pessoas prestigiaram shows, debates, mostras de filmes e intervenções artísticas que ocuparam o CCBB Rio (Centro Cultural Banco do Brasil), o MAR (Museu de Arte do Rio) e a Praça dos Arcos da Lapa.
Com curadoria de Alfredo Del Penho, Marcelo Aliche e Aíla, o festival apresentou a potência criativa da Amazônia e promoveu encontros históricos entre artistas que exaltam a diversidade cultural brasileira.
Abertura marcante: “As Amazônias”
A edição começou no Teatro Adolpho Bloch com o show inédito As Amazônias, reunindo as vozes de Aíla, Patrícia Bastos e Dijuena Tikuna. A apresentação emocionou o público ao traduzir em música a força, a alma e a ancestralidade do povo amazônico.
Shows históricos na Lapa e no MAR
Na noite de sábado (16), a Praça dos Arcos da Lapa foi tomada por mais de 30 mil pessoas ao som de Gaby Amarantos e Dona Onete, que levaram carimbó, guitarrada, aparelhagem e rock paraense em um espetáculo que contou até com a presença da atriz e apresentadora Dira Paes.
Já o palco do MAR recebeu nomes como Nilson Chaves, Suraras dos Tapajós, Maria Gadú e Rita Benneditto. Um dos momentos mais emocionantes aconteceu durante o pedido de casamento homoafetivo de duas integrantes das Suraras, embalado pela interpretação ao vivo de Maria Gadú para Amor de Índio, seguido do tradicional “banho de cheiro” com o público.
Cinema, debates e intervenções
O CCBB sediou o CinemaTOCA e mesas de debate sobre cultura amazônica e o cenário musical brasileiro, com a participação de nomes como Ursula Vidal (Secretaria de Cultura do Pará) e Danielle Barros (Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do RJ).
O festival também envolveu o público em intervenções urbanas e atividades para toda a família, como o Carimbaby, que levou os pequenos para o centro da festa em apresentações cheias de interação.
Sobre o Festival TOCA
Criado em 2018 e produzido pela Sarau Cultura Brasileira, o TOCA é um festival dedicado à música brasileira em toda a sua diversidade de sons e estilos. Além de shows, promove filmes, debates e intervenções artísticas, valorizando os compositores por meio do Prêmio TOCA. Em suas cinco edições, já impactou milhares de pessoas em experiências presenciais e online.
Realização
O Festival TOCA é uma realização via Lei de Incentivo à Cultura, com correalização da ATO TODA ARTE e da Sarau Cultura Brasileira. Conta com patrocínio master da Transpetro e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura, além do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. O projeto foi contemplado pelo edital Pró-Carioca, de fomento à cultura carioca.