Festival do Rio 2024: Premiados
O Festival do Rio 2024 anunciou os vencedores dos prestigiados Troféus Redentor e Félix em uma cerimônia que marcou a 26ª edição do evento. A celebração ocorreu no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, com a presença de Juan Paiva e Fabíola Nascimento como mestres de cerimônia. Com o tema de diversidade em destaque, o festival trouxe 45 filmes na Première Brasil e 35 produções para o Prêmio Félix.
Troféu Redentor premia novas categorias
Este ano, o Festival do Rio ampliou o número de categorias premiadas no Troféu Redentor. Agora, a mostra Novos Rumos inclui as categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator, além de Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. Essa expansão destaca a importância dos aspectos técnicos e artísticos das produções nacionais e incentiva novos talentos do cinema brasileiro.
A diretora-executiva do festival, Ilda Santiago, reforçou a missão do evento de contribuir para a reconstrução da indústria audiovisual brasileira pós-pandemia. “Queremos que o Festival do Rio seja um vetor de retorno às salas de cinema. Buscamos trazer filmes que inspirem reflexões e sejam transformadores para o nosso público,” declarou Santiago.
Prêmio Félix celebra diversidade e inclusão
O Prêmio Félix, que comemora dez anos, reconheceu filmes que abordam questões LGBTQIA+. O filme “Baby”, dirigido por Marcelo Caetano, recebeu o prêmio especial do júri, enquanto “Avenida Beira-Mar”, de Maju de Paiva e Bernardo Florim, ganhou o prêmio de Melhor Filme Brasileiro.O reconhecimento desses filmes reforça o compromisso do festival com a pluralidade e a inclusão.
Além dos prêmios, a edição de 2024 contou com o apoio da Shell Brasil e do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Alexandra Siqueira, gerente de comunicação da Shell Brasil, destacou o alinhamento entre o festival e a cultura diversificada do país.
Resultados positivos para o RioMarket
O RioMarket, a área de negócios do festival, apresentou crescimento significativo em 2024. Realizaram mais de 130 workshops e debates, além de 73 rodadas de negócios que envolveram 100 players do mercado.O evento reforçou a importância de políticas públicas para o fortalecimento do audiovisual no Brasil.