O Festival Photothings, dedicado à produção fotográfica nacional, retorna em sua 4ª edição com o objetivo de promover a inclusão e a diversidade na arte fotográfica. As inscrições para o evento, que acontecerá no Centro Cultural Monte Azul, em São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro, ficam abertas entre os dias 10 e 23 de junho.
Um espaço para novos talentos
Com foco em artistas emergentes, o Photothings busca revelar um panorama plural da fotografia autoral, dando voz a uma geração que enfrenta dificuldades de acesso ao mercado. A iniciativa busca “furar a bolha” e mostrar a riqueza da produção fotográfica de diversas regiões do Brasil.
Prioridade para a diversidade
Nesta edição, o evento destinará 60% das vagas a artistas do norte, nordeste, centro-oeste e sul do país, além de mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros grupos em situação de vulnerabilidade.
Premiações e reconhecimento
O Photothings oferece três categorias de premiação:
- Primeiro Prêmio: Cinco fotolivros bilíngues para integrar a Coleção Photothings.
- Segundo Prêmio: Um fotolivro artesanal com projeto gráfico desenvolvido em parceria com o autor.
- Terceiro Prêmio: Um curso online que resultará na produção de um fotolivro artesanal, com exposição na França em 2025.
Uma iniciativa importante
“O Photothings tem sua posição bem definida no mercado fotográfico do Brasil: valorizar nomes que não são convidados para os grandes eventos”, destaca Léu Britto, curador do festival. “Isso representa uma escalada inimaginável para nós, negros, empobrecidos e favelados. Por isso, apoio e convido todos os profissionais das imagens, oriundos das margens, a ocuparem esse espaço, destinado à boa fotografia e às artes das periferias do Brasil”, completa.