Festival Internacional Cartonera reúne Xico Sá, Sidney Rocha e Marcelino Freire no Recife

O Festival Internacional Cartonera 2025 chega à reta final neste fim de semana, dias 13 e 14 de setembro, na Casa de Alzira, no Muafro – Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, no Bairro do Recife. A programação gratuita começa sempre às 14h e inclui debates, oficinas de editoração artesanal, contação de histórias, lançamentos de livros, exposição e estande de editoras cartoneras.
No sábado (13), os destaques são a “vivência editorial” Caixa de lembrar, com Gaudêncio Gaudério, Sol Barreto e Marcelo Barbosa; a roda de conversa sobre acervos cartoneros com Paloma Celis Carbajal (The New York Public Library); e o debate e lançamento de livros com Marcelino Freire, Sidney Rocha e Xico Sá, seguidos de sessão de autógrafos.
Já no domingo (14), a programação abre com a contação de histórias de Adélia Coelho, seguida do lançamento da “Antologia Nós Cartonera – Edição Gaza”, mesas de debate sobre memórias descentralizadas e o balanço do movimento Cartonerismo +20, com convidados do Brasil, México e Espanha.
Paralelamente, o festival apresenta o estande de livros cartoneros e a exposição “Reci cl aves”, de Wilson Freire, ambos das 14h às 20h.
O evento, que tem como tema “A Memória do Movimento Cartonero”, é uma realização da Nós Pós Produtora, com curadoria de Wellington de Melo, direção de produção de Hudson Wlamir e direção geral de Alexandre Melo, via Funcultura.
📍 Serviço
Festival Internacional Cartonera 3 – Recife
🗓️ Dias 13 e 14 de setembro, às 14h
📌 Casa de Alzira – 3º andar do Muafro (Rua Mariz e Barros, 328 – Bairro do Recife)
🎟️ Entrada gratuita