Festival do Queijo Artesanal de Minas: Negócios e conhecimento impulsionam o setor

Segundo dia do evento em Belo Horizonte gera R$ 1,7 milhão em expectativas de negócios e promove troca de informações entre produtores e compradores.

O Festival do Queijo Artesanal de Minas viveu um dia intenso de negociações e troca de conhecimentos nesta sexta-feira (14/6). A Agenda de Relacionamento gerou cerca de R$ 1,7 milhão em expectativas de negócios.

O encontro proporcionou uma oportunidade única para que os produtores mineiros apresentassem seus produtos e fechassem novos negócios. Reginaldo Palomo, do Empório “Cantin de Minas”, destaca a importância da Agenda de Relacionamento para ampliar sua carteira de fornecedores. “Participar pela primeira vez do evento foi uma grata surpresa. Consegui fazer vários contatos com os produtores e ainda conhecer algumas iguarias da gastronomia mineira”, afirma.

Maria Elisa de Almeida, dos Queijos Primavera, em Lima Duarte (MG), também comemorou o resultado do encontro. “A Agenda de Relacionamento facilita o contato com potenciais compradores. Em um único lugar podemos apresentar nossos produtos e ainda trocar experiências com outros produtores de queijo de várias regiões do estado”, diz.

Além das negociações, o Festival também proporcionou um espaço para troca de informações e conhecimento. Técnicos de instituições de apoio ao segmento participaram de palestras, debates e mesas redondas sobre melhorias do processo produtivo do queijo, tendências e inovações do setor.

“Queremos melhorar o atendimento ao produtor. Por isso, é importante padronizar as informações entre as instituições que apoiam os produtores para que falem a mesma língua, e contribuam para a melhoria dos processos e desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do queijo”, explica o analista do Sebrae Minas Ricardo Boscaro.

O Festival do Queijo Artesanal de Minas é uma realização do Sistema Faemg Senar com o Sebrae Minas, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater).