Festival de Cinema de Vitória 2025: Destaque para produção nacional e capixaba

O Festival de Cinema de Vitória (FCV), maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, anunciou os filmes selecionados para sua 32ª edição. O público poderá assistir gratuitamente a 90 produções, incluindo 85 curtas e cinco longas-metragens. O evento acontece de 19 a 24 de julho no Sesc Glória, em Vitória. Do total de filmes, 28 são produções capixabas, o que reforça o talento local.
Uma seleção que celebra a diversidade brasileira
A diretora do 32º FCV, Lúcia Caus, enfatiza a grandiosidade da produção audiovisual brasileira. Ela destaca que os filmes oferecem “olhares distintos da cultura brasileira”. A curadoria analisou milhares de inscrições, escolhendo uma seleção especial. “O público vai poder assistir gratuitamente longas, curtas, videoclipes, com diferentes narrativas que prometem encantar pessoas de diversas idades”, completa Lúcia.
Os filmes selecionados competem pelo Troféu Vitória, o símbolo do festival. A escolha dos vencedores é feita por um Júri Técnico especializado. Há também o Troféu Vitória de Melhor Filme, eleito pelo Júri Popular, em todas as mostras competitivas. As produções da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas também concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas.
O festival recebeu 1.374 obras inscritas, entre 1.197 curtas e 177 longas. A diversidade de gêneros é notável: ficção, documentário, experimental, animação e videoclipes.
Comissão de Seleção e homenageados
A Comissão de Seleção do 32º Festival de Cinema de Vitória é formada por profissionais renomados do audiovisual. Flavia Candida, Waldir Segundo e Viviane Pistache selecionaram os filmes para diversas mostras, incluindo a Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Leila Bourdoukan e Gilberto Alexandre Sobrinho cuidaram da 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Outras curadorias incluem a Mostra Cinema e Negritude (Flavia Candida), Mostra Do Outro Lado (Waldir Segundo), Mostra Mulheres no Cinema (Bárbara Maia Cerqueira e Hegli Lotério), Mostra Nacional de Videoclipes (Suellen Vasconcelos e Vitor Búrigo), e Mostra Nacional de Cinema Ambiental (Margarete Taqueti e Jefferson de Albuquerque Junior).
Além da intensa programação de exibições, o festival presta homenagens. O Homenageado Nacional desta edição é Ney Matogrosso. O célebre artista possui quase vinte filmes em seu currículo. Dentre eles, destacam-se trabalhos experimentais e associados ao cinema autoral brasileiro. A Homenageada Capixaba é Veronica Gomes. Ela é uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural no Espírito Santo. Veronica tem uma trajetória expressiva nos palcos e no audiovisual, além de ser uma importante voz na militância cultural capixaba.
Programação e informações importantes
De 19 a 24 de julho, o 32º FCV apresentará a safra atual e inédita do audiovisual brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com sessões especiais, debates e homenagens. Toda a programação é gratuita, transformando Vitória na capital do cinema.
O 32º Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Banestes. O apoio vem da TV Gazeta, Rede Gazeta, Carla Buaiz Jóias e Canal Brasil. O Sesc Espírito Santo é parceiro do evento. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
Você pode conferir a lista completa de filmes selecionados no site oficial do evento (festivaldevitoria.com.br).