Festival de Cinema de Paranapiacaba lota sessões

Festival de Cinema de Paranapiacaba lota sessões

Paranapiacaba vive imersão cultural com o Festival de Cinema 2025

O Festival de Cinema de Paranapiacaba 2025 começou com o pé direito: sessões lotadas, filas animadas e uma vila tomada pela arte e pela magia do cinema. A intensa procura por ingressos esgotados, logo nos primeiros minutos de distribuição, transformou Paranapiacaba em um polo de efervescência cultural no último final de semana.

Mais de 1.500 pessoas passaram pelos espaços Cine Lyra e Auditório, em um clima de celebração que envolveu famílias, jovens e amantes da sétima arte. A presença do diretor João Batista de Andrade, após a exibição de “Doramundo”, emocionou o público ao relembrar o legado do cinema nacional e de Vladimir Herzog.

Programação diversificada celebra o cinema e a natureza

A segunda etapa do Festival de Cinema de Paranapiacaba traz atividades imperdíveis. Entre elas, a trilha Caminho das Águas — que une cinema e meio ambiente — ocorre após a exibição do documentário “De Paranapiacaba ao Peabiru”.

A oficina gratuita de Super 8 oferece 30 vagas e culmina com a exibição pública dos curtas produzidos nas ruas da vila. As sessões também continuam na ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, ampliando o acesso à cultura.

Atrações especiais e homenagem encerram o festival

No domingo, 15 de junho, a chegada do Expresso Turístico da CPTM será celebrada com um concerto da Orquestra Primeiros Acordes, apresentando trilhas clássicas do cinema.

O premiado cineasta Cristiano Burlan participa de bate-papo seguido da exibição de “Ulisses”. À noite, a sessão especial de “O mundo de Anônimo Júnior” será sonorizada ao vivo, em homenagem ao diretor Aron Feldman, encerrando o festival com chave de ouro.

O evento tem entrada gratuita e é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio de instituições como o SESC Santo André, Cinemateca Brasileira e Instituto Criar.

marramaqueadmin