Rio celebra Dia dos Povos Indígenas com Festival Cine Pindorama gratuito

O Rio de Janeiro recebe entre 7 e 9 de agosto de 2025 o Festival Cine Pindorama – Cinema Indígena Itinerante. O evento gratuito acontece no Museu Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), em Botafogo, com 11 filmes indígenas exibidos em telão de LED.
Festival Cine Pindorama valoriza audiovisual indígena no Rio
O festival homenageia o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, promovendo sessões ao ar livre, rodas de conversa e ações de inclusão. A programação reúne curtas, médias e longas-metragens que abordam ancestralidade, direitos, rituais e desafios contemporâneos dos povos originários.
As sessões terão entrada gratuita, com capacidade para 200 pessoas por exibição, e serão totalmente acessíveis, com intérpretes de Libras e equipe especializada.
Programação do Festival Cine Pindorama
Entre os destaques estão os documentários “Virou Brasil”, “Wapté Mnhõnõ – Iniciação do Jovem Xavante” e “Zawxiperkwer Ka’a – Guardiões da Floresta”, além das animações “Caminho dos Gigantes” e “O Dilúvio Maxakali”.
Após as exibições, o público poderá participar de rodas de conversa mediadas pela artista indígena Ana Maria Kariri, da etnia Kariri, que reforça a importância do diálogo para preservar identidades e construir sociedade.
Realização e continuidade do festival
Produzido pela Flores & Filmes Tribais em parceria com o Coletivo Indivisual, e com produção executiva de Régis Kamaiurá, o Festival Cine Pindorama busca fortalecer o cinema indígena no Brasil. O evento tem apoio do Museu Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), do Governo Federal, Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Além do evento presencial, o festival pretende ser itinerante, ampliando sua circulação pelo Estado e pelo país, democratizando o acesso à cultura indígena.