Mostra “Pode Sonhar” leva arte sonora gratuita à Pavuna
Aclamada por mais de 3 mil pessoas no Parque Glória Maria, a mostra “Pode Sonhar, em alto e bom som” chega à Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, entre 8 e 25 de novembro. A exposição sonora e imersiva gratuita convida o público a uma experiência sensorial que valoriza as vozes e histórias de 40 jovens artistas das favelas e periferias cariocas.
Exposição “Pode Sonhar” chega à Pavuna com experiência imersiva
Após sucesso de público em Santa Teresa, a exposição “Pode Sonhar” inicia seu circuito pela Zona Norte do Rio. A mostra apresenta 10 peças sonoras que exploram temas como desejos, luto, amores, infância e transformação pessoal, em um formato inovador de “cinema de ouvir”.
Cada peça está associada a uma ilha cenográfica diferente, criando uma escuta individual e reflexiva por meio de fones de ouvido. A proposta é envolver o visitante em uma atmosfera íntima, onde o som se torna narrativa, arte e memória.
Jovens artistas das periferias dão voz aos sonhos
Os 40 artistas-autores-sonhadores são MCs, dançarinos, atores, cantores, artistas visuais, músicos e poetas de diversas regiões do Rio — do Complexo do Alemão à Cidade de Deus, da Praça Seca à Pavuna. O projeto é resultado de uma residência artística de seis meses promovida pela Avenida Brasil – Instituto de Criatividade Social, com direção e curadoria de Valquíria Oliveira.
Valquíria destaca que a mostra propõe “uma escuta ativa e empática sobre temas como transformação, espiritualidade, amor e vida artística”, estimulando o público a refletir sobre seus próprios sonhos.
Serviço – Mostra “Pode Sonhar, em alto e bom som”
📍 Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna)
📅 Período: 8 a 25 de novembro
🕘 Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h
🎟️ Entrada gratuita | Classificação: 12 anos
A iniciativa faz parte da Agência de Redes, programa social mantido pela ONG Avenida Brasil, que há quase 20 anos apoia jovens das periferias na criação e difusão cultural.
