Exposição no Parque Villa-Lobos homenageia mulheres que transformaram a história do câncer de mama
Uma exposição inédita no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, vai homenagear mulheres que transformaram a história do câncer de mama. A mostra “Coletivo Pink, por um outubro além do rosa: Mulheres que Transformam o Viver com Câncer de Mama na Ciência e na Sociedade” será realizada de 1º a 22 de outubro, das 10 às 18h.
A exposição, que tem patrocínio da Pfizer e produção cultural da Yabá Consultoria e coprodução da Aflora Cultural, conta com uma estrutura geodésica de 64 m2, em formato de uma harmoniosa mama gigante. O espaço abrigará uma experiência multissensorial em que a sororidade e esperança estarão presentes em histórias protagonizadas por mulheres ao longo dos últimos séculos, em diferentes áreas do conhecimento, e regiões do mundo.
Entre as várias protagonistas desta exposição, estão:
- Marie Curie, cientista polonesa que recebeu o Prêmio Nobel pela descoberta do rádio, elemento que contribuiu para o surgimento das radioterapias e até mesmo base para a criação do mamógrafo, ainda hoje o principal meio de rastreamento do câncer de mama.
- Jane Cooke Wright, médica norte-americana que nos meados dos anos 50 realizou pesquisas e contribuições fundamentais para o desenvolvimento da quimioterapia, ainda o principal tratamento para quem vive com câncer.
- Fabiana Makdissi, mastologista brasileira que, além de atender suas pacientes, também recebeu o diagnóstico e passou a elevar sua voz para levar informações confiáveis a quem passa pelo mesmo.
- Joana Jecker, fundadora da Recomeçar, Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, que assumiu o ativista social como propósito de vida, focando seus esforços pelos direitos das mulheres por meio da defesa de políticas públicas no Congresso Nacional.
- Jussara Del Moral, que há 16 anos convive com câncer de mama metastático e se transformou em grande influenciadora através do seu canal @supervivente.
- Karen Stephanie, cantora lírica que realizou o sonho da maternidade após o diagnóstico.
- Carol Magalhães, design e influenciadora digital em Salvador, que realizou o sonho da maternidade após o diagnóstico.
Além da exposição, serão realizadas contações de história, oficinas culturais gratuitas, a disponibilização de livros em que as mulheres são protagonistas em parceria com a equipe da Biblioteca Parque Villa Lobos. Também serão realizadas intervenções teatrais rápidas sob o título “Mulheres que sonham” aos sábados, (dias 7, 14 e 21), às 10h30.
A entrada para a exposição é gratuita.
Serviço
Exposição Coletivo Pink, por um outubro além do rosa: Mulheres que Transformam o Viver com Câncer de Mama na Ciência e na Sociedade
Data: de 01 a 22 de outubro
Horário: das 10 às 18h.
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos – São Paulo
Entrada gratuita Mais informações: neste link