Estreia de ÎANDÉ celebra memórias afro-brasileiras em Olinda (PE)

Espetáculo gratuito com Adri Popular une dança, cultura ancestral e tecnologia digital
O espetáculo ÎANDÉ estreia nesta sexta-feira (25), no Teatro Fernando Santa Cruz, localizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda (PE). Com sessões gratuitas na sexta (14h), sábado (19h) e domingo (19h), a montagem protagonizada pelo multiartista Adri Popular convida o público a pisar no solo sagrado das memórias afro-brasileiras, entrelaçando maracatu rural, ciranda, coco de roda e cavalo-marinho com linguagens digitais.
ÎANDÉ: dança contemporânea e cultura afro-brasileira em diálogo
Em tupi antigo, îandé significa “nós”, conceito que norteia o trabalho de Adri Popular. O espetáculo transforma o palco em um terreiro de corpos, saberes e histórias de resistência, conectando passado, presente e futuro. Com elementos tecnológicos e projeções digitais, a apresentação recria o universo ancestral e espiritual da diáspora africana.
Inclusão e acesso cultural para o interior de Pernambuco
Para ampliar o acesso cultural, a produção disponibiliza transporte gratuito para moradores da Zona da Mata Norte, incluindo Aliança, Condado e Vicência. Grupos de dança dessas cidades e a Banda Musical do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Aliança participam da estreia, promovendo o diálogo entre interior e metrópole.
Sessões acessíveis e gratuitas para toda a comunidade
As três sessões contarão com intérpretes de Libras, espaços adaptados e cadeiras reservadas para pessoas com mobilidade reduzida. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início das apresentações.