TUSP Butantã recebe espetáculo com entrada gratuita
Entre os dias 4 e 13 de outubro de 2024, o Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP Butantã) será palco da temporada do espetáculo “O Caso Meinhof”, encenado pela companhia Teatro do Fim do Mundo. A peça, inspirada na obra “Ulrike Maria Stuart” da ganhadora do Nobel de Literatura, Elfriede Jelinek, discute o fracasso dos movimentos revolucionários do século XX e o papel das mulheres na liderança política. A entrada é gratuita, e as apresentações acontecem às sextas e sábados às 20h, e aos domingos às 18h.
A herança dos movimentos revolucionários em foco
“O Caso Meinhof” aborda a herança e os desafios dos movimentos revolucionários, tomando como ponto de partida a história da RAF (Grupo Baader-Meinhof), organização terrorista alemã liderada por Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin. A peça utiliza esses fatos históricos para criar uma narrativa contemporânea que conecta as questões do passado com os dilemas políticos do Brasil de hoje.
A curiosa história dos cérebros da RAF
A peça se inspira em um fato real intrigante: após a morte de seus principais membros na prisão, removeram os cérebros de Ulrike Meinhof e outros integrantes da RAF para estudos. Décadas depois, a filha de Ulrike recuperou o cérebro da mãe e o enterrou. O espetáculo vai além da história real e propõe a criação fictícia de um podcast conduzido pelos filhos de Meinhof, que investigam a verdade sobre sua morte.
Apresentações gratuitas no TUSP Butantã
Com direção de Clayton Mariano e Maria Tendlau, o espetáculo terá três episódios, e o público pode escolher assistir a cada um de forma independente ou todos juntos. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão.