Espetáculo AZEDO expõe o racismo e retorna à Casa Circo Gamarra

Espetáculo AZEDO expõe o racismo e retorna à Casa Circo Gamarra

O espetáculo AZEDO, vencedor do Cena-Espetáculo no Festival Cenas Curtas 2024, retorna ao palco da Casa Circo Gamarra, em Belo Horizonte, de 17 a 19 de outubro de 2025, às 20h. Com idealização e atuação de Arthur Rogério, ao lado de Matheus Cunha, e direção de Andréa Rodrigues, a montagem revela a dor e a potência da experiência negra diante da violência do racismo estrutural e da falsa ideia de neutralidade dos espaços de arte.

AZEDO transforma dor em arte no palco

Com apoio do Centro Cultural Galpão Cine Horto, o espetáculo AZEDO nasceu da necessidade de expor feridas abertas pela discriminação. A obra surgiu a partir de um episódio vivido por Arthur Rogério em 2019, quando foi impedido de entrar no CEFART, onde estudava. Essa experiência motivou uma profunda pesquisa sobre o grotesco, o body horror, o afrosurrealismo e o corpo negro como linguagem cênica.

“Passei a transformar essa narrativa em algo lúdico e provocador. É um desafio falar sobre racismo no teatro, mas é também libertador”, afirma o ator e criador.

Entre o bufão e o horror: uma metáfora do racismo

O personagem Azedo conhece apenas o mundo do circo. Seu domador — figura de pai e deus — morre em um incêndio, deixando-o preso em lembranças e marcas. Sozinho, ele insiste em apresentar seu “grande número”, oscilando entre o bufonesco e o horror. O espetáculo desafia o público com o desconforto, o escárnio e o riso nervoso, convidando à reflexão sobre as violências diárias que atravessam corpos negros.

Cena-Espetáculo e o incentivo à criação teatral mineira

Criado em 2008 pelo Galpão Cine Horto, o Cena-Espetáculo apoia a criação teatral local, transformando cenas curtas em espetáculos completos. AZEDO é um dos projetos que floresceram nesse processo de fomento e experimentação.

Serviço – Espetáculo AZEDO

Local: Casa Circo Gamarra – Belo Horizonte
Datas: 17 a 19 de outubro de 2025 (sexta a domingo)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)
Venda: Sympla
Classificação: 16 anos

O projeto conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, Vale e Instituto Unimed-BH.

marramaqueadmin