Entrevista: SomoS2, dupla de reggae
1. Obrigado por nos receberem, SomoS2! Vocês começaram suas jornadas musicais em caminhos diferentes e agora se reuniram para formar esse duo incrível. Como foi o reencontro e a decisão de trabalhar juntos?
C: No início de 2023, em uma simples conversa de WhatsApp sobre os sonhos e caminhos que estávamos vivendo, eu mostrei uma canção pra
Hugo, chamada Cobertor. Alguns dias depois, ele me mandou a música produzida , um autêntico reggae brasileiro. E daí pensamos: vamos seguir e fazer história?
2.”Raio de Sol” é uma música que fala sobre amor e nostalgia. Como foi o processo de composição dessa faixa e como ela reflete a identidade musical do SomoS2?
C: Ao final do álbum SomoS2, ainda não lançado, surgiu essa música. Mostrei pra Hugo, que logo começou a mexer na produção. Pensamos em lançar junto com o álbum mas a canção nos pareceu tão poderosa
Que deveria ser o caminho de uma nova fase. Sobre a composição, dessa fez, letra e música surgiram juntas. Foi um flash criativo ao tocar violão, e ver a música surgindo à medida que eu tocava e cantava. Ela ficou pronta em talvez menos de 10 minutos.
3.Hugo, você vem de uma trajetória no reggae com a banda Tribalion, enquanto Conrado liderou a banda de indie rock Playmoboys. Como essas experiências anteriores influenciaram o som e a abordagem do SomoS2?
H: Olá Maxwell! Primeiramente agradeço a oportunidade. Olha, de fato, a experiência por ter passado por outros trabalhos de Reggae, como a Banda Tribalion, Nova Semente, Dom Luiz, José Rodrigues Unidade Punho Forte, dentre outros artistas, contribuiu muito pra minha formação musical e para os meus trabalhos de Produção, sem dúvida, mas também acredito que para termos um Som diferenciado, devemos nos atentar e observar tudo que está ao nosso redor, a fusão de ritmos é algo que me agrada muito. Venho de outras vertentes musicais antes do Reggae, como o Blues Rock e o Heavy Metal, no qual tive a honra de tocar com vários artistas e bandas do gênero.
C: Foram anos com a Playmoboys, que continua na ativa. De um tempo pra cá, eu percebi que meu amor é pela música, independente do estilo. E o Somos2 me deu a oportunidade de abrir horizontes, testar e experimentar letras e melodias. Trago comigo uma grande noção de criação e também da parte burocrática, de distribuição e marketing.
4.Conrado, sabemos que você é responsável pela composição das músicas do SomoS2. Como é o processo criativo para você e de que maneira você busca incorporar elementos da MPB e do reggae em suas composições?
C: Na verdade, minhas composições chegam para Hugo numa versão mpb. Eu componho letra e música de uma canção típica brasileira , e ele transforma num reggae, usando suas referências e bagagem de anos no reggae.
5.Hugo, como produtor do duo, você tem uma grande responsabilidade em dar vida às composições de Conrado. Como você equilibra as influências musicais de ambos para criar o som característico do SomoS2?
H: Todos os nossos sons fluem naturalmente comandado pelo subconsciente e não equilibro influências, por incrível que pareça, nunca combinamos como seria tal música, Conrado me passa a Composição e eu executo sem pensar muito rsrs, te digo que em menos de uma hora a pedra bruta já existe, daí vou lapidando a jóia.
6.”Raio de Sol” apresenta uma mistura de reggae tradicional com elementos mais pop. Como vocês lidam com a experimentação musical e a busca por uma identidade sonora única?
H: Raio de Sol tem uma influência muito forte do Reggae Jamaicano, fundido com o Roots Lovers (Reggae Romântico) que a principal característica do nosso trabalho e que nos difere da maioria das Bandas de Reggae por aí, que tem por características o cunho sócio político e o Dub, no qual gosto muito. Sendo assim, O SomoS2 posso te dizer que tem essa identidade sonora derivada desses três estilos acima.
7.Vocês mencionaram que planejam lançar mais alguns singles antes do segundo álbum. Podem nos dar uma prévia do que podemos esperar dessas próximas músicas e como elas se conectam com o conceito do novo álbum?
H: Ainda não há conceito definido, na verdade nunca houve da nossa parte um conceito pré estabelecido, simplesmente eu, Hugo, recebo a letra do Conrado e nasce o filho rsrs, nem eu e nem o Conrado sabemos, talvez esse seja o conceito, de deixar fluir, mas te digo, que a cada Single que lançamos, vemos a grande evolução do trabalho, usando como termômetro as pessoas que comentam positivamente e isso nos deixa muito felizes e nos dá energia para estarmos firmes no Projeto. Os ouvintes sem dúvida nenhuma podem esperar uma qualidade sonora cada vez melhor e uma música feita com muito carinho!
8. O SomoS2 tem uma presença marcante nas redes sociais, especialmente no Instagram e no Spotify. Como vocês utilizam essas plataformas para se conectar com os fãs e promover sua música?
C: Ainda estamos dando os primeiros passos. Não é algo que fazemos com
Naturalidade. A gente veio de uma fase em que o artista era apenas ligado a música. Hoje em dia, tem-se que fazer de tudo um pouco. E estamos aprendendo, com muita alegria .
9. Conrado, vocês mencionaram que a música “Raio de Sol” é sobre um amor do passado que ainda ecoa na mente do personagem. Essa narrativa pessoal é uma constante em suas composições?
C: Difícil explicar sobre essa música, porque sua concepção foi bem diferente das demais. Foi algo mágico, uma ideia que nasceu ao tocar violão, e eu cantava os versos como se já existissem. Foi realmente algo mágico e muito rápido.
10.Para finalizar, o que vocês esperam alcançar com o segundo álbum do SomoS2 e como veem o futuro do reggae brasileiro?
H: Pretendemos alcançar o grande público, sem distinção de idades, com o intuito de elevar a boa Música MPB REGGAE ao lugar que ela merece.
11. Se o SomoS2 fosse um animal, qual seria e por quê?
H: Uma Serpente
. A Serpente representa a força vital, o renascimento, a renovação e a criação.
12.Qual é o sabor da música “Raio de Sol”?
H: Cerveja
C: cerveja na praia