Entrevista: Emanuel Ferreira, empresário

Entrevista: Emanuel Ferreira, empresário

1. Você nasceu no Complexo do Alemão e enfrentou muitos desafios ao longo da sua carreira. Como a sua origem influenciou a sua visão de empreendedorismo e os valores que você trouxe para a Mais Resultado?

A principal influência é nunca me abater quando um cliente cancela ou quando tenho dificuldades financeiras por falta de financiamento bancário. Eu não me abato qdo as coisas apertam porque eu lembro que onde eu nasci faltava tudo, mas nunca faltou comida no meu prato. Olho para trás e lembro que a vida foi muito pior e que eu estou muito no lucro

2. Quais foram os principais obstáculos que você enfrentou ao fundar a Mais Resultado, e como você lidou com as dificuldades iniciais, como a falta de clientes e golpes de parceiros de negócios?

Às vezes as pessoas pensam que a maior dificuldade é dinheiro no caixa, mas eu vejo q o maior problema não é quando atingem

Seu bolso, sim quando atingem seu coração. É mais difícil sarar um golpe no coração do que uma derrocada no caixa. Funcionários que um dia eram amigos e no outro viram concorrentes, clientes que lhe roubam colaboradores e principalmente pessoas queridas que lhe viram as costas quando você mais precisa de apoio.

3. O que o levou a fazer a transição do trabalho em grandes empresas como o Jornal O Globo para criar o seu próprio negócio no ramo de marketing digital?

Os meus clientes de jornal diziam que não tinham mais resultado com os anúncios. Eu tive a ideia de montar uma agência de marketing digital chamada mais resultado para sanar o problema desses clientes. Eu sabia que o negócio jornal tinha pouco tempo de vida util.

4. A Mais Resultado começou em 2014 e hoje é uma referência no mercado, com presença no Brasil e em países como EUA, Portugal e Suíça. Como você descreve o crescimento da empresa nesses últimos 10 anos?

Eu descrevo como um milagre de Deus. Já era para eu estar quebrado ou com alguma doença muito séria. Deus me protegeu e me guiou até aqui

5. Você mencionou que a empresa passou por momentos difíceis, como o impacto da pandemia de COVID-19. Que estratégias você adotou para garantir a sobrevivência e expansão da Mais Resultado durante esse período?

Eu busquei parceiros estratégicos para ter troca de tráfego. Primeiro o conselho regional de contabilidade (crc), depois o sindicato de bares e hotéis do rio (sindi-rio), por último o BNI (maior grupo de network do mundo). Dei consultoria e aulas de graça para ajudar os outros empresários e ganhar visibilidade

6. A Mais Resultado se especializou em Vtex e entrou no mundo das franquias recentemente. Como você vê o futuro da empresa no cenário de marketing digital e franquias?

Vtex é a ferrari dos sites, neste contexto nós colocamos como uma agência com serviços premium, o que nos ajuda a atender grandes marcas franqueadoras

7. No seu livro, você narra não só a sua jornada, mas também a de outros indivíduos que conseguiram transformar suas vidas. Pode nos contar mais sobre algumas dessas histórias que te inspiraram a incluí-las na obra?

A maior história de superação que tenho é dos meus pais. Minha mãe veio do nordeste aos 16 anos tentar a sorte no Rio de Janeiro e trouxe nas costas 8 irmãos menores. Meu pai veio da roça (interior do rio) ainda menino 8 anos tentar a vida na cidade grande (meus avós eram analfabetos) e trabalhou muito para conquistar a vida: foi engraxate, foi feirante, foi catador de ferro velho, foi desenhista, foi porteiro de prédio, foi segurança e até hoje trabalha numa Kombi no transporte de moradores de favela.

8. O que você espera que os leitores aprendam ou sintam ao ler ‘A Liberdade de Empreender’? Quais lições ou mensagens você considera mais impactantes?

Quero que aprendam que tudo na vida é possível. Basta ter as ferramentas corretas e disposição.

9. Na sua opinião, qual é o maior mito sobre o empreendedorismo que você busca desmistificar no livro?

Resposta: que todo empreendedor é rico ou teve alguma moleza na vida

10. Como professor de MBA, qual é o principal conselho que você dá aos seus alunos que desejam seguir uma carreira no empreendedorismo digital?

Transformar o brasil através da força das ideias e do empreendedorismo. Só a transformação gera valor.

11. Sua formação é extensa, com passagens por instituições como ESPM e FGV. De que maneira essa base acadêmica te preparou para os desafios do mercado, e qual a importância que você dá à educação formal na trajetória de um empreendedor?

A minha formação em administração de empresas, e principalmente a leitura de estudos de caso para montar minha própria dissertação de mestrado, me ajudaram a ter uma visão prática da aplicação da teoria dos conceitos econômicos e administrativos. Agradeço muito a todos os meus mestres desde a escola pública municipal até ao mestrado na fgv.

12. Quais são seus próximos passos como empreendedor? Existe algum novo projeto ou ideia que você esteja desenvolvendo para o futuro da Mais Resultado ou para outros empreendimentos?

O próximo passo é escrever mais um livro sobre estudos de casos da Mais Resultado, e expandir os negócios para mais estados do Brasil. Temos ainda em implantação uma unidade remota em Orlando e outra em Barcelona

13. O que significa para você ‘A Liberdade de Empreender’ no contexto do mercado atual e para aqueles que estão começando agora no mundo dos negócios?

Liberdade é o maior valor da humanidade. Só somos livres quando corremos atrás de nossos sonhos

marramaqueadmin