Encontro de Escritores Indígenas celebra 20 anos no Rio

O Encontro de Escritores e Artistas Indígenas começa nesta quarta-feira (15), no Museu de Arte do Rio (MAR), celebrando 20 anos de protagonismo cultural e literário indígena.
Evento destaca protagonismo indígena na literatura e nas artes
Com entrada gratuita, o evento segue até sábado (18) e reúne mais de 30 artistas e escritores indígenas de diferentes povos e biomas do Brasil. A programação inclui conversas, lançamentos de livros, apresentações musicais, rodas de poesia e oficinas infantis.
Idealizado por Daniel Munduruku e coordenado pela professora Claudete Daflon, da UFF, o encontro é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).
Encontro de Escritores Indígenas impulsiona políticas culturais
Segundo Munduruku, o evento simboliza avanços sociais e culturais: “Celebramos o aumento de autores indígenas, o reconhecimento acadêmico e as políticas públicas que fortalecem nossa literatura”.
Para o secretário Fabiano Piúba (Sefli/MinC), o encontro é essencial para promover a bibliodiversidade e fortalecer o mercado editorial brasileiro. “Não há literatura brasileira sem literatura indígena”, enfatizou.
Atividades no Museu de Arte do Rio e na Casa de Rui Barbosa
Entre os destaques da programação estão a conferência “Vozes Ancestrais: O tênue fio entre literatura e oralidade”, ministrada por Daniel Munduruku, e oficinas de ilustração e contação de histórias na Casa de Rui Barbosa.
Durante o evento, nomes como Gustavo Caboco, Fernanda Kaingang, Moara Tupinambá e Ademário Payayá estarão presentes, fortalecendo o diálogo entre arte, ancestralidade e resistência.
Literatura indígena como ato de resistência e memória
A diretora do MNPI, Juliana Tupinambá, destacou que “a escrita indígena é uma flecha lançada da memória e do território”. Para ela, a literatura indígena reafirma a presença viva e criadora dos povos originários.
O encontro também faz parte da programação do Rio Capital Mundial do Livro, consolidando o Rio de Janeiro como um espaço de diálogo entre culturas e saberes.
Serviço – XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas
Datas e locais:
- Museu de Arte do Rio (MAR): 15 a 17 de outubro, das 9h às 18h
Endereço: Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro
Ingressos gratuitos pelo site do Sympla - Fundação Casa de Rui Barbosa: 18 de outubro, das 10h às 16h
Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada gratuita.