eduK libera gratuitamente curso de Palmirinha que ajudou mais de 6 mil a empreender

Na internet, Palmirinha levou a mais de 6,5 mil alunos da eduK receitas para ajudá-los a empreender, por meio de um curso lançado na plataforma de geração de renda em 2016, que pode ser assistido gratuitamente, por 30 dias até o dia 8 de junho. 

Imagem: eduK

 “A cozinha pode mudar vidas. Se a Palmirinha conseguiu. Imagina se você não pode, minha amiguinha?”*. Palmirinha não foi só um sucesso na televisão. Na internet, Palmirinha levou a mais de 6,5 mil alunos da eduK receitas para ajudá-los a empreender, por meio de um curso lançado na plataforma de geração de renda em 2016, que pode ser assistido gratuitamente, por 30 dias até o dia 8 de junho. 

Na televisão estreou já aos 63 anos. Mas, antes disso, sua trajetória foi muito similar à audiência que lhe acompanhou durante estes anos e da maioria dos alunos que assistiram seu curso e buscam na plataforma de geração de renda eduK uma oportunidade de mudança: dividiu o sustento da casa e das três filhas com o marido e buscou diversas formas de renda extra, encontrando na cozinha sua realização. Palmirinha faleceu neste 7 de maio, aos 91 anos, após construir uma história de sucesso como apresentadora de televisão e como empresária depois dos 60 anos. Na eduK, ela levou a mais de 6 mil alunos a possibilidade de empreender começando pelas famosas empadinhas.

Nascida em Bauru, São Paulo, em 1931, Palmira Nery da Sila Onofre, ficou conhecida em todo o Brasil como Vovó Palmirinha ao estrear em rede nacional perto dos 70 anos na TV Gazeta. Antes de ter a oportunidade de conduzir o TV Culinária, que apresentou entre 1999 e 2010, fez várias participações em programas diários desde 1994, atividade que manteve ao longo de sua vida. 

“A história da Palmirinha é inspiração para qualquer pessoa, além da matéria-prima que ela traz, as receitas. A gente quis unir as duas coisas quando trouxemos ela, o papel da mulher empreendedora e batalhadora, com o capricho naquilo que fazia. Ela inspirou muita gente, muito aluno que hoje ganha seu sustento por meio da culinária que aprendeu aqui com ela. Com o jeito dela, talento, a audiência e as ferramentas da eduK, a Palmirinha ajudou muita gente a gerar renda”, destaca o Vice-Presidente da eduK, Ivan Pereira.  

Em 2016, Palmirinha estreou o curso “Palmirinha na eduK” com 401 minutos, onde revela os segredos das suas famosas empadinhas, aquelas que chamaram a atenção da apresentadora Silvia Poppovic, e lhe renderam as primeiras aparições na televisão. Ou seus “sonhos inesquecíveis”, a primeira receita que criou para gerar renda extra, quando tinha quase 40 anos, e precisou fazer pagar um empréstimo que havia feito com uma amiga para comprar uniformes para suas filhas. Assim como seus clássicos, os sequilhos, a meia-lua de mel e o beliscão de goiabada. 

Vovó Palmirinha se tornou sinônimo de boa culinária em seus mais de vinte anos na TV brasileira, tornando-se uma das mais respeitadas culinaristas e apresentadoras do Brasil, além de ter sua imagem construída com muito carisma e uma linguagem simples e direta, adaptada pela cultura popular. Cozinhando desde os 5 anos, Palmirinha construiu um enorme cardápio de receitas das mais variadas esferas da culinária: sejam elas entradas, pratos principais ou sobremesas. Além de uma revista mensal com receitas variadas, Palmirinha já editou 6 livros de culinária, como o “1000 Receitas da Palmirinha”. E fez parte de vários programas na TV, como o quadro semanal realizado por mais de 5 anos no programa “Note e Anote” (apresentado por Ana Maria Braga na TV Record), a apresentação ao vivo, por 11 anos, no “TV Culinária” na TV Gazeta e a gravação de 3 temporadas do “Programa da Palmirinha” para o canal fechado Fox Life.

*Declaração de Palmirinha durante uma entrevista ao canal Nossa do UOL.  

A eduK

A eduK é uma plataforma de geração de renda que já impactou a realidade econômica de mais de 9 milhões de pessoas, auxiliando a resolver o problema da pobreza e empregabilidade no Brasil. A eduK visa devolver a mais 1 milhão de brasileiros, até 2024, a possibilidade da geração de renda e oportunidade de trabalho, seja por meio de 15 mil vagas de trabalho e benefícios divulgados por mais de 50 empresas parceiras, ou através dos 3 mil cursos ofertados em áreas como artesanato, beleza, gastronomia e negócios.