Em 2007, o jornalista Rick Nóbrega dirigiu o documentário “Parada LGBTT/SP – O Outro Lado do Arco-Íris”, o primeiro a abordar a icônica manifestação da comunidade LGBTQIA+ na capital paulista. Quinze anos depois, a obra permanece extremamente relevante, em um momento marcado por retrocessos e ataques à comunidade LGBTQIA+ no Brasil e no mundo.
O documentário, que está disponível gratuitamente no YouTube, com mais de 15 mil visualizações, apresenta diversas perspectivas sobre a Parada, desde sua origem até o contexto atual. Através de depoimentos de figuras importantes do movimento, como André Fisher, Dimitri Sales, Edson Lopes, Franco Reinaldo, Gilberto Kassab, Jean Wyllys, João Silvério Trevisan, Júlio Piconi, Leão Lobo, Leonora Áquila, Marta Suplicy, Padre Silvio Andrei, Reginna Fachinni, Rogério Munhoz, Sérgio Abreu, Silvetty Montilla e Vange Leonel, o filme traça um panorama completo da luta por direitos e visibilidade LGBTQIA+.
Um registro histórico e um alerta contra a intolerância
Em um momento em que a comunidade LGBTQIA+ enfrenta crescentes ataques e retrocessos, o documentário “Parada LGBTT/SP – O Outro Lado do Arco-Íris” ganha ainda mais importância. A obra serve como um registro histórico da luta por direitos e visibilidade LGBTQIA+ no Brasil, além de funcionar como um alerta contra a intolerância e o preconceito.
A importância da luta por direitos e do orgulho LGBTQIA+
O documentário destaca a importância da luta por direitos e do orgulho LGBTQIA+. “Precisamos ter orgulho para sermos autênticos e para amarmos livremente as pessoas que nasceram para estar em nossas vidas. Por isso, o tema da parada 2024 – ‘Voto Consciente pelos Direitos da População LGBTQIA+’ é fundamental”, explica Rick Nóbrega.
Um documentário completo e imparcial
“Parada LGBTT/SP – O Outro Lado do Arco-Íris” é considerado um dos documentários mais completos sobre a Parada LGBTQIA+ de São Paulo. A produção visa proporcionar ao público um ponto de vista imparcial, abordando diferentes perspectivas e oferecendo informações transparentes para todos, especialmente para os jovens e céticos que não vivenciaram os tempos de maior preconceito que levaram à criação da maior parada LGBTQIA+ do mundo.
Serviço
- O quê: Documentário “Parada LGBTT/SP – O Outro Lado do Arco-Íris”
- Onde: YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=IGrsIJkv_yQ)
- Quanto: Gratuito
Sobre Rick Nóbrega
- Jornalista, assessor e especialista em diversidade sexual
- Diretor do site DeuClick (https://deuclick.com.br/)
- Premiado como um dos melhores comunicadores da cidade de São Paulo pelo Prêmio SP + Digital
- Idealizador do documentário “Parada LGBTT/SP – O Outro Lado do Arco-Íris”
Contatos
- Rick Nóbrega: @rick.nobrega
- DeuClick: @deuclickbr / DeuClick.com.br
#ParadaLGBTQIA+SP #DireitosLGBTQIA+ #OrgulhoLGBTQIA+ #Documentário #SP #LutaPorIgualdade