No Rio de Janeiro, a Corrente Produções lançará, entre os dias 26 e 29 de junho, o documentário “Drag Quem – Por Trás do Glamour”. Essa obra audiovisual sensível aborda as histórias de vida de artistas performáticos de Niterói, coincidindo com a semana do Orgulho LGBTQIA+.
O documentário, apresentado pela Secretaria das Culturas de Niterói, por meio do Edital Fomentão 2022, e com o apoio da Casa Cultural Solar do Jambeiro, foi realizado pelos produtores Amanda Respicio, Keit Souza e Leo Pinheiro. Seu objetivo é compartilhar e dar visibilidade às histórias desses artistas, que compartilham suas vivências permeadas por desafios, conflitos, crises, conquistas e glórias. Os produtores do documentário explicam:
“A arte Drag está cada vez mais visível, como podemos ver em artistas recentes como Glória Groove, Pablo Vitar, RuPaul… A ideia do documentário é mostrar todo o sacrifício e luta dos performistas por trás de sua criação, tanto na vida pessoal quanto profissional. Temos histórias divertidas, emocionantes e fortes, sempre em cima do salto, sem perder o equilíbrio que uma Drag Queen sempre carrega. Acreditamos que poderemos apresentar um novo mundo para pessoas curiosas ou que não têm conhecimento dessa cultura, assim como a própria equipe que aprendeu muito produzindo esse trabalho”, destacam os produtores, Amanda, Keit e Leo.
O documentário será lançado em quatro episódios nas plataformas digitais. Cada episódio conta a história de um dos artistas. No dia 26, o público conhecerá a história de Gabriel Spelta e sua personagem Daphne Bley. No dia 27, será a vez de Victor Hugo compartilhar como nasceu e vive Zaya. No dia 28, Claudio Bernardo compartilhará suas experiências na arte drag como Pamela Star. E, encerrando a temporada de “Drag Quem – Por Trás do Glamour”, no dia 29, José Manoel contará sua experiência como Eula Rochard.
Os filmes estarão disponíveis durante a Semana do Orgulho LGBTQIA+, de 26 a 29 de junho, a partir das 20 horas, no YouTube, Facebook e Instagram da “Drag Quem – Por Trás do Glamour”.
Ficha Técnica do documentário “Drag Quem – Por Trás do Glamour”:
- Direção: Amanda Respicio e Keit Souza
- Produção: Amanda Respicio, Keit Souza e Léo Pinheiro
- Cinegrafista: Amanda Respicio
- Edição: Keit Souza e Amanda Respicio
- Fotografia: Amanda Respicio
- Locação: Casa Cultural Solar do Jambeiro
- Comunicação/Assessoria de Imprensa: Renata Oliveira
Aproveite para mergulhar nas histórias emocionantes dos artistas niteroienses no documentário “Drag Quem – Por Trás do Glamour” durante a semana do Orgulho LGBTQIA+.