Do zero ao sucesso: a história de superação de William Sanches, referência em Comportamento Humano

Terapeuta, escritor e especialista em programação neurolinguística relata como superou a pobreza, se tornou o primeiro milionário e agora lança livro na Europa

Nos dias de hoje, estabelecer-se em um mercado extremamente competitivo e começar uma carreira do zero pode ser uma tarefa árdua e desafiadora. Seja no empreendedorismo, na carreira profissional ou mesmo na busca por oportunidades, as barreiras parecem se multiplicar a cada dia.

Como se destacar em meio a tantos outros que também buscam o mesmo objetivo? Essa é uma pergunta que muitos se fazem ao tentar ingressar em uma nova carreira ou empreender um negócio. Nesse sentido, é fundamental compreender as principais dificuldades enfrentadas por quem busca começar do zero e buscar meios de superá-las. Afinal, a determinação e a perseverança são essenciais para alcançar o sucesso e construir uma carreira sólida.

William Sanches é terapeuta, escritor, especialista em comportamento humano e programação neurolinguística, mas o caminho até aqui não foi recheado de facilidades. “A minha infância foi de muita escassez. Meu pai trabalhava como feirante e pedreiro, enquanto minha mãe foi costureira por muito tempo. Durante todo esse período nós morávamos em uma casa no fundo do quintal da minha vó, com poucos cômodos e muita simplicidade. Sempre estudei em escola pública e, em dado momento, comecei a me questionar o porquê da vida ser tão difícil. A resposta que eu costumava receber, normalmente, era que Deus quis assim e que seríamos recompensados no paraíso. No entanto, essas respostas nunca me deixaram satisfeito”, relata.

A curiosidade de William não era apenas pelo sentido da vida. “Eu era extremamente curioso e, na escola, gostava de conversar com adultos, não com crianças. Falava com as professoras, inspetoras e até mesmo com a diretora. Eu queria aprender coisas novas e conversar com outras crianças não me traria o que eu estava procurando naquele momento”, declara.

A vida profissional do terapeuta começou cedo. “Com 15 anos entrei em um curso de informática e me dediquei tanto que, com o tempo, virei monitor e posteriormente assumi o cargo de instrutor, dando aulas com apenas 16 anos. Ingressei na faculdade aos 17 anos e, ao me formar em letras, já dava aulas profissionalmente. Todas essas atividades realizadas de forma precoce e minha sede por aprender coisas novas me empurraram para novos universos”, pontua.

Em pouco tempo dando aulas, Sanches se tornou professor universitário. “Sempre mostrei sinais de prosperidade na minha área e nunca fiquei acomodado. Quando comecei a dar aulas nos cursos de letras para a formação de novos professores, lancei meu primeiro livro, que detalha tudo o que eu acreditava sobre a área de educação. Com isso, comecei a viajar pelo Brasil para realizar palestras a respeito dos temas abordados nos livros que eu escrevia”, relata.

Se especializar no entendimento do comportamento humano, inclusive, surgiu como uma dica de seus palestrados. “Durante essas palestras, meu hobby era sentar em um café ou restaurante e observar as pessoas. Ver como elas se comportam, conversam, comem, como interagem com seus filhos. Foi nesse período que comecei a ler muito sobre o tema e me interessar sobre psicologia positiva. Como eu já realizava muitas palestras, ao final as pessoas me perguntavam onde era meu escritório e onde posso atender pacientes. Eles achavam que eu era um psicólogo ou especialista em algo nesse sentido. Para mim, isso era um claro sinal do universo”, declara Sanches.

Para William, esse foi o grande momento de virada em sua vida. “As palestras estavam se tornando maiores que as aulas e passei a estudar tudo o que era relacionado ao comportamento humano. Desde programação neurolinguística, coaching, hipnose clínica e até mesmo uma pós graduação em neurociências e comportamento pela universidade da PUC. Eu percebia que as pessoas precisavam de ajuda e queria, de alguma maneira, ajudar”, revela.

Já habilitado para ser um terapeuta, Sanches abriu seu primeiro consultório. “Um amigo tinha um espaço sobrando em sua clínica, e prontamente disse que seria um prazer dividir o local comigo. Foi aí que eu deixei as aulas universitárias de lado e mantive o foco na minha carreira como terapeuta e especialista em comportamento humano. Foi um sucesso. A agenda estava sempre lotada e as pessoas que vinham até mim apresentavam resultados rápidos e extraordinários”, relata.

Com isso, não demorou para que o profissional fizesse suas primeiras aparições na mídia brasileira. “Passei a ter quadros em programas de rádio e televisão, tudo isso enquanto seguia palestrando e atendendo pessoas em meu consultório. Além disso, em nenhum momento parei de escrever e lançar livros. Hoje, são um total de 25 obras que seguem disponíveis nas mais diversas livrarias e plataformas de venda online”, pontua.

Hoje, o especialista é uma das referências quando se fala na busca por prosperidade e abundância. Ainda assim, alguns pontos são responsáveis por motivá-lo diariamente. “Eu vejo que existem pessoas muito prósperas mas que não acreditam em si mesmas. Percebo que muitos possuem crenças limitantes, medo e ideias corrompidas em relação ao dinheiro. Quando sou capaz de mudar a vida dessas pessoas e vejo alguém que passa a acreditar em si, que muda, monta o seu negócio, troca de carro, compra o apartamento que sempre sonhou ou realiza uma viagem, tudo isso me move. Por sair da pobreza e ter me tornado o primeiro milionário da minha família, ver as pessoas alcançarem essa transformação é algo que me motiva e me faz seguir em frente”, declara.

William acredita que crenças limitadoras são a chave para a falta de prosperidade. “Sempre ouvi que dinheiro não nasce em árvore, que é difícil de ganhar e fácil de gastar, mas esse pensamento faz com que as pessoas atrasem a sua própria evolução. Elas não percebem que estão se sabotando, não se permitem serem criativos e ter novas ideias para realizarem coisas diferentes, terem resultados diferentes. Com isso, continuam nas mesmas promessas, seguindo os mesmos passos e fazendo as mesmas coisas, achando que, em algum momento, terão resultados diferentes. Abrir os olhos dessas pessoas é o que me move”, revela.

A Lei da Atração é o principal tópico abordado por Sanches em seus vídeos e palestras, mostrando que é possível alcançar aquilo o que queremos se desejarmos o bastante. “Quando era criança e queria alguma coisa, pensava muito naquilo. Eu sonhava e me imaginava com aquele objeto nas minhas mãos. E por mais que algumas pessoas falassem que era impossível conseguir aquilo, seguia acreditando em mim. Sempre gostei do microfone, da televisão, do rádio e sabia que em algum momento iria trabalhar com isso. Antes mesmo de entender ou conhecer a lei da atração, já mentalizava as minhas conquistas com muita positividade e sempre deu certo. Quando ia a algum shopping, descia até o estacionamento imaginando que eu estava indo até o meu carro, que provavelmente era o mais luxuoso da garagem, mesmo sem ter nenhum veículo registrado em meu nome. Hoje, eu entro nesse mesmo shopping dirigindo o carro que eu sempre sonhei, e quando vou ao estacionamento praticamente replico o que fiz anos atrás, quando não tinha condições de comprar um automóvel. Foi aí que entendi que a Lei da Atração funcionou para mim e comecei a estudar mais sobre o assunto”, declara.

Em uma viagem para Londres, o terapeuta percebeu a importância de estar presente no universo digital. Nas redes, o especialista se destacou ainda mais e teve sua voz amplificada. “Eu estava no metrô da cidade britânica e eu não tinha internet no meu celular, mas todas as pessoas do vagão tinham e observei que a grande maioria estava olhando para a tela do smartphone durante toda a viagem. Nesse momento deu-se um estalo na minha cabeça e eu sabia que precisava estar na tela dessas pessoas, sendo visto e ouvido. Voltei ao Brasil com aquele pensamento dentro de mim e, em janeiro de 2014, criei o meu canal no YouTube. Não só deu super certo, como segue crescendo até hoje. Todos os vídeos que eu já gravei, livros que eu escrevi e palestras que eu apresentei foram com o intuito de melhorar a vida das pessoas, e a internet me ajudou a expandir meus canais de comunicação. Hoje tenho podcasts no Spotify, vídeos no TikTok e Instagram, mas foi no YouTube e no Facebook que consegui, efetivamente, chegar na palma da mão das pessoas”, relata.

Para William Sanches, sua missão está só começando. “Meu propósito é ajudar as pessoas a viverem melhor, porque acredito que alguém feliz ajuda outros a serem felizes, e isso é uma corrente contínua. Assim, nos tornamos indivíduos mais prósperos e abundantes, com uma melhor saúde tanto física quanto emocional. Quando ajudo as pessoas a alcançarem a prosperidade, sei que estou cumprindo minha missão”, pontua.

E no próximo dia 20 de maio acontece na livraria Fnac do Shopping Colombo, em Lisboa, Portugal, o lançamento do livro “Em Mim Basta!”, escrito pelo próprio William Sanches.

A obra, publicada pelo grupo Citadel, aborda e apresenta técnicas para se livrar de ciclos viciosos, ensinando como as pessoas podem se afastar de tudo aquilo o que não faz bem ou, de alguma maneira, perdeu o sentido com o passar do tempo.

De acordo com o autor e palestrante, muitas pessoas se encontram nesse tipo de situação e não conseguem achar maneiras de se livrar desses fardos. “Amizades sem afinidade, trabalho sem motivação e, até mesmo, relacionamentos amorosos que já não apresentam o mesmo sentimento de antes. Tudo isso pode e deve mudar, mas é preciso que as pessoas tenham atitude e exercitem o uso da palavra ‘não’”, relata.

O autor consegue unir sutileza e intensidade sobre as crenças limitantes e padrões estabelecidos pela sociedade, oferecendo aos seus leitores ensinamentos de como viver em plena prosperidade. “De maneira prática, eu consigo abordar diversas situações, crenças e atitudes que nos amarram no mesmo lugar a cada vez que estamos prestes a dar um novo passo. Quando esses pontos ficam claros, é mais fácil se livrar dessas amarras”, declara.

Para William, “Em Mim Basta!” é mais que um livro. É um grito de guerra e de liberdade. “Acredito que o conteúdo apresentado rompe tudo o que impossibilita o nosso crescimento e a busca por aquilo o que, verdadeiramente, acreditamos em nossas vidas”, revela.

O lançamento da obra em Portugal é uma oportunidade para estreitar os laços com uma nação que divide a mesma língua mãe de Sanches, que foi nascido e criado no Brasil. “Estar em Lisboa e ter a oportunidade de conhecer e tirar fotos com aqueles que se identificam com meu trabalho será uma experiência incrível e mal posso esperar para vivenciar esses momentos”, finaliza o autor.

*William Sanches é Terapeuta Transpessoal é Pós-graduado em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Também cursou Letras, Pedagogia e é pós-graduado em Literaturas, Educação, Psicologia Positiva, Hipnose Clínica e Programação Neurolinguística. Estudou as Questões Sociais do Novo Milênio na Universidade de Coimbra, em Portugal. Apaixonado pelos temas que envolvem a alma, aprofundou-se nos estudos sobre espiritualidade independente e participou de Retiros pelo Brasil, Índia e Israel. Com uma linguagem dinâmica e atual, consegue permitir uma reflexão capaz de construir novos caminhos. Educador por excelência, dedica-se às palestras, cursos e workshops que profere em todo o mundo, atingindo um público estimado em dois milhões de pessoas. Possui mais de 25 livros publicados no Brasil, Europa e em toda América Latina. Atualmente é uma das maiores referências sobre o tema Lei da Atração. Seu canal no YouTube ultrapassa 1 milhão de inscritos e mais de 40 milhões de visualizações. Para mais informações, acesse: www.williamsanches.com ou pelas redes sociais @williamsanchesoficial.