Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the change-wp-admin-login domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
DITA - Marramaque

DITA

DITA

Acompanhado de sua banda instrumental afrocentrada, Vinicius Rodrigues, o Vinisax,lança primeiro single do projeto Flauteando

Vinicius Rodrigues, flautista, saxofonista e compositor, conhecido como Vinisax, lança no dia 19 de maio nas plataformas digitais, Dita, single de estreia do projeto Flauteando. Do bolero cubano ao frevo de Olinda, a música dá vida à entidade Dita, mulher preta retinta com seus brincos e argolas de ouro em seu pescoço, que evoca todo luxo e riqueza das cachoeiras para o som instrumental.

O single abre caminhos para uma sequência de lançamentos. Ao Nível do Mar, que será lançada no mês de junho e A Última Dama, em julho, estão em Flauteando, série de três instrumentais que no final do ano, se junta às outras músicas para formar o primeiro álbum do artista. “Para compor esse tema, me inspirei em uma animação cubana chamada Chico e Rita, que fala sobre um pianista cubano que se apaixona por uma linda cantora”, conta Vinícius. E completa, “dei o nome de Dita, um busto que tenho em casa, que está lá muito antes de mim, e que é quase um membro da família”.

Nessa gravação, Vinisax está acompanhado dos jovens instrumentistas Fabrício Mascate (guitarra), Valentina Facury (percussão), Gustavo Patrocínio (bateria), Tamiris Silveira (teclado) e Gustavo Fonseca (baixo). Com essa banda, o artista se dedica à música instrumental com foco nos ritmos afrobrasileiros e afrolatinos, com destaque na improvisação, como forma mais espontânea de expressão e no tambor como tecnologia ancestral de comunicação, herança da diáspora africana. Se trata de uma banda afrocentrada que reúne jovens músicos da cena instrumental de São Paulo tendo como propósito a exaltação da cultura preta de forma política.

Vinícius Rodrigues, saxofonista e flautista paulistano, iniciou seus estudos em saxofone erudito aos 10 anos na Emesp Tom Jobim, participou de orquestras Infanto-Juvenil e Banda Sinfônica. Dando sequência à sua formação, passou pela Escola Municipal de Música e o Conservatório de Tatuí, onde decidiu se dedicar à música popular passando por grupos de MPB, Samba e Jazz. Já dividiu palco com grandes nomes como João Donato, Dudu Nobre, Grupo Bom Gosto, Castello Branco, entre outros. Se apresentou em diversos festivais pelo Brasil e fora, como na Dinamarca e na França.

Atualmente pertence aos grupos Querosene, Yma, Um Toque a Mais e Vinisax & banda. Como ator, estrelou na série original Netflix Boca a Boca. Além de ter trabalhado como galerista na galeria Hoa, participando de feiras de arte como SParte (BR) e Zonamaco (MEX). Recentemente foi aprovado como artista educador no programa PIA na casa de cultura do Tremembé.

FICHA TÉCNICA:

Composição – Vinícius Rodrigues

Interpretação – Vinícius Rodrigues

Fabrício Mascate – guitarra

Valentina Facury – Percussão

Gustavo Patrocínio – Bateria

Tamiris Silveira – Teclado

Gustavo Fonseca – Baixo

Engenharia de Áudio/Captação – Matheus Sol e Rebeca Montanha

Ilustração da capa: Maju Espírito Santo 

Edição – Matheus Sol e Rebeca Montanha

Mixagem e Masterização – Paula Saran

Produção Musical – Vinícius Rodrigues

Estúdio – Fábrica de Cultura do Jaçanã Produção Executiva (Mentoria/Distribuição) – Sala de Estar

marramaqueadmin