Dicas de filmes e livros de empreendedorismo

 Dicas de filmes e livros de empreendedorismo

Manuela Bordasch, fundadora e CEO do Steal the Look

Livro: “ A coragem de ser imperfeito” da Brene Brown

É um livro que traz questões relacionadas à aceitação da imperfeição, autocuidado, vulnerabilidade e ao amor próprio, que como muitas pessoas podem pensar, não são fraquezas, mas as melhores definições para se ter coragem. 

O livro é cheio de grandes lições, insights importantes e necessários, que nos ajudam a entender sobre as nossas relações com as outras pessoas. É uma ótima leitura para todas aquelas que buscam impor seus limites, entender melhor suas próprias emoções e sentimentos, além de trazer ensinamentos sobre como aprender a lidar melhor com os desafios impostos no nosso dia a dia. 

Documentário “O poder da Coragem” da Brene Brown

Recomendo muito o documentário “O Poder da Coragem”, da Brene Brown, disponível na Netflix, que retrata a importância de termos coragem para enfrentar a vida. O filme traz o  impacto que o medo e o risco têm no nosso bem-estar emocional, por meio de entrevistas com pessoas reais com relatos emocionantes, além de conteúdos com pesquisas científicas. Assuntos como vulnerabilidade, conexão e autoaceitação são abordados no documentário. 

Nathalia Arcuri, fundadora e CEO da Me Poupe!

Livro: “Nós, Mulheres”, da Rosa Monteiro  

Esse foi um livro fundamental para mim. A autora fala da reivindicação do papel feminino nos principais avanços da humanidade através da biografia de suas protagonistas. Foi um livro que abriu meus olhos para ver a força que tenho”.

Patricia Lima | Fundadora da Simple Organic

Livro: “A Estratégia do Oceano Azul” do W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Esse livro representa muito o que executamos na Simple Organic. Toda vez que vou falar sobre empreendedorismo para jovens empreendedores ou para outras pessoas, eu falo muito da importância da gente olhar, entender e buscar coisas que não foram feitas ainda. Não olhar para o lado e sim olhar para frente. 

O livro “A Estratégia do Oceano Azul” do W. Chan Kim e Renée Mauborgne prega exatamente isso, sobre você olhar para o oceano, ou seja, para as oportunidades, e aprender a explorar mercados que ainda não são super competitivos. 

Não se trata de inventar a roda, mas de olhar para cada mercado do seu país ou da sua região e tentar entender onde têm boas oportunidades para seu serviço ou produto. Esse livro dá esse norte para o empreendedor e me ajudou muito ao longo da minha jornada 

——————————————————————————————————–

Daniela Manique, presidente América Latina do Grupo Solvay (Rhodia)

Livro: A autobiografia “Minha História”, da Michelle Obama, faz um relato íntimo da infância de Michelle até a chegada à Casa Branca, durante toda sua trajetória sempre buscou ser uma mulher independente, lutando pelos direitos da população e sendo dona de seus atos. É inegável o marco histórico que ela representa, foi a primeira afro-descendente a ocupar a posição de primeira dama dos Estados Unidos da América, formada na Universidade Princeton e na Escola de Direito de Harvard, foi um modelo de compromisso social e de compreensão da necessidade de diversidade e inclusão como propulsores de crescimento. Não é atoa que foi eleita a mulher mais influente do mundo em 2019 pela Revista Time.

É um livro reconfortante, sábio e revelador, cuja história nos inspira a fazer o mesmo.

Filme: Radioactive, da Marjane Satrapi

Sendo engenheira química, Marie Curie sempre será uma referência para mim em suas experiências e descobertas na área de radioatividade, e o filme “Radioactive” narra a vida de Marie, mostrando as dificuldades e genialidade da trajetória de uma das cientistas mais importantes da história, sendo considerada a “mãe” da radiação.

O filme aborda o papel das mulheres na ciência e as consequências da descoberta de Marie para a medicina, a indústria e a guerra. Além de sua importância para o mundo, ela se tornou a primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel e também foi a primeira mulher a se tornar professora da Universidade de Sorbonne. Ela trouxe esperança para toda uma geração e avanços incalculáveis para o mundo.

Tatiana Muszkat, Diretora Institucional e Marketing na You,inc.

Livro: As vencedoras de Laetitia Colombani

Uma lição de vida de perseverança e empatia com o próximo. Aos 40 anos a protagonista sofre uma profunda depressão e seu terapeuta aconselha um trabalho voluntário.

Começa a trabalhar com mulheres com um grave risco de exclusão social e pouco a pouco vai ganhando a confiança delas.

O Palácio das mulheres existe até hoje e me fez descobrir a força que temos apesar de algumas perdas e sofrimentos, com certeza juntas somos sempre mais fortes.

Série: As leis de Lídia Poët

Na Itália do século 19, uma aspirante a advogada luta contra o sexismo, numa época onde a mulher não tinha direito nem ao voto.

Hoje já conquistamos um enorme espaço, mas ainda devemos nos inspirar nas dificuldades que estas pioneiras tiveram, não se deixando abater e lutando sempre pelos seus direitos e ideais.

Tatiana Muszkat é Diretora Institucional e Marketing da You,inc, líder de mercado no segmento de apartamentos inteligentes, em regiões premium da cidade de São Paulo, para classe média/alta. 

Emily Ewell, CEO e cofundadora da Pantys

Série: Genius, série disponível no Star+

A série Genius acompanha não apenas a parte que todo mundo vê, mas também o lado holístico e pessoal de nomes incríveis e grandes gênios da humanidade. Então, é possível vermos personalidades como Aretha Franklin na música, Albert Einstein na física, Picasso nas artes… Para mim, isso se trata de uma grande inspiração, já que como empreendedores e executivos estamos sempre tentando ser nossa melhor versão e sonhando para chegar a lugares que ainda não conquistamos e que, às vezes, ninguém alcançou. Essa produção me ajudou a compreender que a desistência não é uma possibilidade e também reforçou a importância de ir atrás dos nossos sonhos e ter grandes objetivos, tanto como líder de uma empresa como pessoa. 

Livro: O Dilema da Inovação

Eu trabalhei com Clay Christensen, professor famoso de Harvard, que criou o conceito da “disruption theory”, com cases clássicos de tecnologia do Vale do Silício e foi responsável por livros como O Dilema da Inovação. Acredito que esse livro formou muito minha visão de inovação disruptiva e o poder da tecnologia. Entendi que para o crescimento das empresas, a inovação se torna o foco para o resultado a longo prazo. 

——————————————————————————————————

Susanna Marchionni – Co-fundadora e CEO da Planet Smart City

Susanna Marchionni é a co-fundadora e CEO da Planet Smart City no Brasil. Ela se dedica a alcançar sua visão de transformar moradias acessíveis no mundo inteiro através da integração de soluções inteligentes e programas de inovação social. Ela tem mais de 20 anos de experiência no setor imobiliário internacional. Sua carreira imobiliária começou na Itália em 1996, onde ela gerenciou a compra, venda, renovação e revitalização de projetos para empresas italianas. Em 2015, Susanna mudou-se para o Brasil e co-fundou a Planet Smart City ao lado de Gianni Savio, com o objetivo de compartilhar uma proposta única sobre como enfrentar o déficit habitacional global com a ajuda de tecnologia e soluções inteligentes.

Um livro: A arte da guerra, de Sun Tsu – Considero uma dica de vida pessoal para mulheres;

Uma série: Game of Thrones, série da HBO baseada em romances de George R.R. Martin – Embora boa parte dos protagonistas sejam homens, as rainhas são todas fortes, donas de si.

Luanna Toniolo – Fundadora da TROC 

Luanna Toniolo é co-fundadora e CEO da TROC, plataforma de moda circular que recentemente tornou-se parte do Grupo Arezzo&Co. Atuou como advogada, especialista em direito tributário, mas mesmo depois de ter sido aprovada em seu mestrado na área, optou por realizar uma transformação de carreira e, por ser apaixonada por moda, encontrou nos números de impacto da indústria fashion uma oportunidade de empreender com propósito. Assim nasceu a ideia de criar uma startup com modelo de negócio circular para conectar pessoas que querem comprar e vender roupas e acessórios de segunda mão.

Um livro: De princesa a rainha da moda, biografia da Diane Von Furstenberg. Conta sobre sucesso, desafios profissionais, maternidade, romance. Um livro leve e intenso ao mesmo tempo.

Um filme: Erin Brockovich, filme dos anos 2000, com Julia Roberts,  faz uma crítica interessante sobre a visão das sociedade sobre mulheres protagonistas.

Oprah’s Super Soul, traz reflexões sobre assuntos super atuais de uma forma leve que só ela consegue trazer. 

Ju Ferraz, sócia, diretora de negócios e RP da Holding Clube

Juliana Ferraz é impulsionadora do marketing nacional e projetos especiais, e uma das principais referências de networking do Brasil. Atualmente ocupa a posição de sócia, junto à direção de negócios e de relações públicas da Holding Clube, maior grupo de marketing e experiências entre marcas e consumidores do Brasil.

A baiana também se posiciona em suas redes sociais como uma mulher à frente de seu tempo, que quebra padrões e busca viver da forma mais leve possível. Ju Ferraz vem ganhando destaque por abraçar e escrever sobre temas importantes e de impacto social como empoderamento feminino e body positive, que lhe rendeu um evento proprietário intitulado B.O.D.Y. (Body Open Define You), além disso, Ju ainda fala sobre moda e lifestyle.

Livro: Em Busca de Mim de Viola Davis – É uma obra profunda, que conta a história de força, fé, resiliência e foco da artista desde sua infância, até se tornar uma das atrizes mais importantes do mundo. É uma grande aula de como não podemos desistir dos obstáculos de vida, e enfrentar cada desafio com coragem sendo você mesma.  
Série: The Marvelous Mrs. Maisel – Como todas as séries da Amy Sherman-Palladino, o foco principal da história está em mulheres fortes. Eu escolhi a série por ela trazer a história de Midge, uma dona de casa que descobre um talento na comédia, e para investir na carreira, passa a escrever peças de stand-up, enfrentando todo o preconceito em volta de sua escolha.

marramaqueadmin