Dia Mundial do Grafite: “RIO EM TODAS AS CORES” inaugura a primeira obra do projeto que leva a arte urbana para as praias cariocas

Para celebrar o Dia Mundial do Grafite, comemorado na próxima segunda-feira (27), artistas do Rio de Janeiro apresentam intervenções artísticas na orla de São Conrado, na zona sul da cidade.

Criado para promover a arte urbana, o projeto “Rio em Todas as Cores” busca incentivar artistas iniciantes e já consagrados. O foco não é apenas o grafite como também a arte mural, técnica muito utilizada por José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996); o air brush; a foto-colagem e instalações em 3D através da utilização de materiais reciclados, como: latinha de cerveja, equipamentos eletrônicos e micro lixos coletados na areia da praia.

Um dos organizadores é o criador do MAGRIO – MUSEU ABERTO DE GRAFFITI DO RIO, André Rongo. O artista plástico e grafiteiro nasceu na zona norte do Rio de Janeiro. Ex-pichador, o artista iniciou na arte underground no final da década de 80 e é o criador do primeiro museu de grafite do mundo. André também criou a Biblioteca de Arte Urbana Baú do Gentileza e idealizou o 1º concurso de Grafite no muro do Metrô, “A Copa Graffiti”.

O Museu do Graffiti irá catalogar todas as obras realizadas pelo projeto e incluí-las no acervo de artes visuais urbanas do Rio de Janeiro. Segundo os organizadores, o objetivo é deixar um legado artístico na cidade para estimular o início de um processo de visitação pública das obras.

A segunda intervenção será realizada na mureta da praia do Arpoador, onde a homenageada da vez será a divindade religiosa afro-brasileira Iemanjá, a rainha das águas. O processo de criação das obras irá abordar técnicas multidisciplinares envolvendo, além do grafite, a pintura mural e a instalação de objetos em alto relevo produzidos a partir de materiais recicláveis, dando um toque todo especial nas intervenções.  

O “Rio em Todas as Cores” é uma realização da Gentilezinha Produções Artísticas e da Agência Trinity, especializada em marketing de causa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS). A iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Arpoador, Invest Smart e Zoop e a participação de diversos parceiros, entre eles: o Museu do Grafitti, a Associação São Conrado Beach Tennis e a Biblioteca Parque Rocinha C4.

Data: 27/03 (Segunda-feira)

Horário: 18h

Quiosque Mané – Praia de São Conrado.

Local da obra: altura da Praça São Conrado – Avenida Prefeito Mendes de Moraes, ao lado do número 1250.