Presença de PcDs na plataforma ajuda a levar mais informações sobre a luta contra o preconceito, inclusão e representatividade
No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data criada pela Organização das Nações Unidas em 1992 para promover uma reflexão e conscientizar a sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência, como acessibilidade, igualdade de oportunidade e a celebração de conquistas.
Outro ponto importante é a representatividade na sociedade, a possibilidade de se identificar com outra pessoa por causa de algum marcador social em comum. A presença de PcDs nas mídias ajuda a comunidade a levar mais informações sobre a luta contra o preconceito e a inclusão. Pensando nisso, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, selecionou seis criadores de conteúdo para acompanhar na plataforma:
Pauline (+14,5 milhões de curtidas e 1,6 milhão de seguidores) – Além de conteúdo de humor e de dança, Pauline também mostra um pouco da sua rotina, como nesse vlog com 1 milhão de visualizações, no qual ela responde algumas dúvidas dos seguidores.
O menor casal do mundo (+13,5 milhões de curtidas e 1,2 milhão de seguidores) – Os recordistas do Guinness Book, Paulo Gabriel da Silva Barros e Katyucia Lie Hoshino Barros, produzem um diário em vídeo sobre seu cotidiano. Um exemplo é o conteúdo “Ela não gostou?”, que tem cerca de 104 mil visualizações, no qual Paulinho prepara o café da manhã da mulher.
Eduarda Caroliny (+6,1 milhões de curtidas e 456,2 mil seguidores) – Em seu perfil, Eduarda grava conteúdos ao lado do marido, participa das trends de música e mostra o seu dia a dia, como neste vídeo, com mais de 51,5 mil visualizações, no qual ela está preparando sua refeição.
Felipe Lima (+5,9 milhões de curtidas e 379,4 mil seguidores) – Felipe produz conteúdo de lifestyle em seu perfil na plataforma, compartilha sua rotina em minivlogs, mensagens positivas e interage com os usuários pelos comentários. A exemplo do arrume-se comigo, que alcançou 3,8 milhões de visualizações.
Família Passos Almeida (+5,1 milhões de curtidas e 329,1 mil seguidores) – Luana compartilha parte do seu cotidiano, mensagens motivacionais e também muito humor ao lado marido Paulo Passos, como no vídeo “Como ela acha que coloca a roupa”, que tem mais de 477,1 mil visualizações.
Thatá Poloniatto (+1,7 milhão de curtidas e 162,9 mil seguidores) – Além de postar alguns vídeos de dança, Thatá fala sobre inclusão e capacitismo, interage ao responder aos comentários e compartilhar seu cotidiano, como no dia em que foi convidada para participar de um desfile, publicação que tem cerca de 433 mil visualizações na plataforma.