“Amarela” chega a São Paulo e é cotado para o Oscar 2026

“Amarela” chega a São Paulo e é cotado para o Oscar 2026

O curta-metragem “Amarela”, dirigido por André Hayato Saito e produzido pela MyMama Entertainment, é um dos favoritos para representar o Brasil no Oscar 2026 na categoria curta de ficção. O filme integra a Mostra Brasil do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, com exibições em 22 de agosto, na Cinemateca Oscarito, e em 24 de agosto, no Cinesesc.

Premiado no Festival de Havana, Chicago Southland International Film Festival, Hollywood Shortsfest e Grand Prix no Festival Tous Courts, “Amarela” também disputou a Palma de Ouro em Cannes e encantou audiências em mais de 90 festivais em 35 países, incluindo Toronto, Clermont-Ferrand, Festival do Rio e Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema.

Sinopse de “Amarela”

São Paulo, julho de 1998. Erika Oguihara, adolescente nipo-brasileira, rejeita as tradições de sua família japonesa. No dia da final da Copa do Mundo contra a França, a tensão da partida revela uma violência invisível, levando Erika a navegar por sentimentos profundos de dor e identidade.

Elenco e prêmios

O filme marca a estreia da atriz Melissa Uehara, que interpreta Erika, recebendo prêmios de Melhor Atriz em festivais na Itália, Espanha e EUA. A produção também inclui nomes como Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka e Kazue Akisue, com direção de fotografia de Hélcio Alemão Nagamine e trilha sonora de Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo.

Impacto cultural e social

“Amarela” foi objeto de estudo acadêmico na Universidade de Lyon e tema de vestibular na UNESP, reforçando seu impacto sobre questões de cinema, migração e identidade da diáspora japonesa no Brasil.

Serviço Kinoforum

  • 22/08 – 18h00: Cinemateca Oscarito (Largo Sen. Raul Cardoso, 207)
  • 24/08 – 17h00: Cinesesc (R. Augusta, 2075)
  • Ingressos: gratuitos, retirados 1h antes das sessões

marramaqueadmin