Cortejo Pernambaiano de Maracatu na festa de Yemanjá

Cortejo Pernambaiano de Maracatu na festa de Yemanjá

Nada melhor do que começar os festejos de Yemanjá com uma programação tradicional, ao som dos batuques de um maracatu. O Maracatu Ventos de Ouro realiza todos os anos seu tradicional Cortejo Pernambaiano no dia de Yemanjá, a concentração será às 23h do dia 01 de fevereiro e saída às 00h30 do dia 02 de fevereiro, na quadra do Rio Vermelho. 

No dia 31 de janeiro, o grupo realiza o último ensaio aberto para o cortejo, no espaço DOCA1, Comércio, às 18h.

O Cortejo Pernambaiano é um movimento cultural realizado para valorizar, difundir e fomentar a cultura popular  afro-brasileira. Foi idealizado por Josy Garcia, diretora e mestra do grupo Maracatu Ventos de Ouro, com o intuito de reunir grupos de cultura popular da cidade de Salvador e outras regiões, fazendo assim um grande encontro para o fortalecimento da cultura popular e integração entre os grupos, amantes e apreciadores.

“Durante o ano o Maracatu Ventos de Ouro realiza vários cortejos, mas o cortejo na festa de Yemanja é especial, porque além de ser a atividade cultural em si, é também é um presente para Yemanjá, e por isso a gente  considera ele o maior cortejo que o grupo realiza no ano”, explica Josy.

Este projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Sobre o Maracatu Ventos de Ouro

O Maracatu Ventos de Ouro é um grupo feminino de Maracatu de Baque Virado da cidade de Salvador. Fundado em 28 de janeiro de 2015, o grupo busca difundir e fomentar o maracatu em Salvador e outras regiões, e trazer à tona discussões sobre a mulher na sociedade, na arte, na percussão, na cultura, e no maracatu de baque virado. Além de promover intercâmbios com grupos de diversas regiões, com mestres e mestras da cultura popular e Batuqueiros recifenses, gerando assim uma troca de experiências e vivencias entre indivíduos e grupos praticantes de Culturas Populares, combatendo todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância praticadas contra os símbolos e praticantes das culturas populares afro-brasileiras. 

SERVIÇO:

O QUE: Cortejo Pernambaiano do Maracatu Ventos de Ouro

QUANDO: Concentração 01 Fevereiro, 23h 

ONDE:  Quadra do Rio Vermelho

QUANTO: Gratuito

Acompanhe em: @maracatuventosdeouro

www.maracatuventosdeouro.com

marramaqueadmin