Companhia Circus Baobab, da Guiné, abre a 7ª edição de CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo; ao todo, cerca de 40 atividades compõem o evento

Companhia Circus Baobab, da Guiné, abre a 7ª edição de CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo; ao todo, cerca de 40 atividades compõem o evento

Entre os dias 16 e 25 de junho de 2023, a cidade de São Paulo receberá a 7ª edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, promovido pelo Sesc São Paulo. Com uma programação diversificada e abrangente, o festival contará com a participação da companhia Circus Baobab, da Guiné, que abrirá o evento com o espetáculo “Yé! – Água”. Ao todo, serão realizadas aproximadamente 40 atividades, incluindo espetáculos internacionais e nacionais, intervenções, vivências, oficinas, mesas de discussão, instalação interativa, lançamento de livro e encontro de programadores.

Pela primeira vez, o CIRCOS contará com obras dos países Togo, Guiné e Hungria, que se juntarão a artistas e pesquisadores de outros 16 países, totalizando 19 nações representadas. Serão apresentados 10 espetáculos internacionais, 11 espetáculos nacionais e várias outras atrações voltadas para públicos de diferentes faixas etárias.

O espetáculo de abertura, “Yé! – Água”, da companhia guineense Circus Baobab, traz números acrobáticos coletivos e aborda temas como a disputa por água, questões ambientais, violência de gênero, corrupção e desigualdade social. Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, o festival busca enriquecer as relações sociais por meio do contato com diferentes costumes e tradições. O circo, como linguagem cênica, tem sido um meio importante para abordar aspectos sociais desde sua origem, e o CIRCOS reforça a importância da diversidade e da representatividade de povos e culturas em suas apresentações.

Além da Guiné, o festival também apresentará espetáculos do Togo e da Hungria pela primeira vez, além de produções da Alemanha, Argentina, Bélgica, China, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Uruguai, bem como espetáculos de artistas brasileiros.

As atividades do CIRCOS serão realizadas em 12 unidades do Sesc São Paulo, localizadas nas regiões da Avenida Paulista, Belenzinho, Campo Limpo, Consolação, CPF – Centro de Pesquisa e Formação, Guarulhos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana e Vila Mariana.

A programação completa do festival está disponível no site oficial do Sesc São Paulo, sescsp.org.br/circos, e os ingressos podem ser adquiridos a partir de 7 de junho, tanto on-line, por meio do aplicativo Credencial Sesc SP e da CRD – Central de Relacionamento Digital (centralrelacionamento.sescsp.org.br), quanto presencialmente nas bilheterias das unidades do Sesc São Paulo.

marramaqueadmin