Com referência à guerra na Ucrânia, exposição “Olhares” traz reflexão sobre a expressão feminina

Com referência à guerra na Ucrânia, exposição “Olhares” traz reflexão sobre a expressão feminina

Em cartaz no Morumbi Town Shopping, a partir de 24 de setembro, a mostra individual da artista Andrea Mariano conta com a realização da UP Time Art Gallery


Obra de Andrea Mariano – Créditos: Divulgação 

Sob uma perspectiva diferente acerca da guerra entre Rússia e Ucrânia, que teve início em fevereiro deste ano, a UP Time Art Gallery, galeria itinerante que busca divulgar o que há de melhor no cenário de arte contemporânea, estreia sua nova exposição, “Olhares”. O tema, de grande relevância e repercussão mundial, é retratado pela artista paraibana Andrea Mariano, que traz uma percepção sensível sobre as vozes roubadas das mulheres que vivenciam o conflito, mas que, ainda assim, são capazes de se comunicar por meio da expressão de seus olhares. Aberta ao público, a mostra individual fica em cartaz de 24 de setembro a 24 de novembro, no Morumbi Town Shopping, localizado na Zona Sul da capital paulista. 

Ao criar representações em linguagens distintas, a artista promove uma reflexão sobre a temática e investiga, com riqueza de detalhes, a poética de cada olhar. “As obras realistas de Andrea Mariano capturam nossa atenção, de modo a nos deixar em dúvida se o que vemos são fotos ou desenhos. Em seus retratos, ela consegue transmitir, por meio de uma técnica precisa e desenvolvida, as emoções e os sentimentos do retratado, sem alterar a naturalidade da imagem”, explica Marisa Melo, curadora artística da exposição e fundadora da UP Time.

Ao realçar as emoções em seus retratos, a artista aponta a criatividade como principal diferencial das suas obras e define liberdade e ousadia como elementos essenciais da sua proposta. “O cuidado da artista na escolha das cores, luzes e sombras trazem, aos observadores do Brasil e do exterior, admiração e encantamento pelo realismo do seu trabalho”, evidencia a curadora.

Autodidata, Andrea Mariano nasceu na Paraíba e, com apenas cinco anos de idade, já reproduzia e ampliava imagens de gibi. Suas pinturas em tela e seus desenhos realistas em papel, lápis de cor e grafite ganharam projeção nacional em exposições na Paraíba, São Paulo e no exterior, sendo a mais recente no Carrousel do Louvre, o complexo do maior museu do mundo, em Paris.

“É um prazer recebermos em nosso shopping algo tão sensível e que dá visibilidade às mulheres. O trabalho da artista é encantador e quem tiver o interesse em apreciar as obras a mostra fica disponível de 24 de setembro a 24 de novembro” afirma Matheus Ramalho, Coordenador de Marketing do Morumbi Town Shopping.

Exposição “Olhares”
Local: Shopping Morumbi Town
Data: De 24 de setembro até 24 de novembro de 2022
Curadoria: Marisa Melo
Realização: UP Time Art Gallery

Serviço UP Time Art Gallery:
Site
Instagram
Telefone: +55 (11) 99724-0909

Sobre a UP Time Art Gallery
Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, empresária no mercado de arte. A galeria alcança mais de 30 países ao redor do mundo, apresentando exposições 3D e presenciais com um time de artistas distintos.

Sobre o Morumbi Town Shopping

Uma cidade de experiências. Com um conceito diferenciado, o Morumbi Town Shopping oferece um mundo de possibilidades que envolvem toda a família, integrando inovação, entretenimento, diversão, conveniência, gastronomia e compras de forma única para todos os momentos.

O empreendimento possui marcas renomadas, de diversos segmentos e conta com grandes nomes e operações importantes do País, como as flagships do hipermercado Zaffari, Panvel, além da Tstore Tramontina, Urban Motion – Parque de Trampolins com mais de 300m², Bio Ritmo, com conceito inovador de seis academias em uma, Cinesystem – com tecnologia de ponta e o inovador sistema de autoatendimento, Frutaria São Paulo e Winners Academy, a primeira escola de futebol em um Shopping center brasileiro. O Shopping conta com o novo conceito da NBA Store, a terceira maior loja da liga no mundo e a primeira com quadra oficial da franquia no Brasil. Além disso, também conta com o Sampa Beach, uma praia no meio da cidade para a prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de praia.

O Morumbi Town também tem uma diversidade de serviços e conveniências como Correios, Lotérica, Banco do Brasil, Buddha Spa, Clínica MOA Odontologia, Doctor Feet, entre outros.

Pioneiro no conceito pet friendly entre Shoppings de São Paulo, hoje, o empreendimento possui um espaço exclusivo aos bichinhos, o Espaço Pet, além da Dimensão Animal – Clínica Veterinária e Pet Shop em um só lugar. O Morumbi Town Shopping fica localizado na Av. Giovanni Gronchi, 5930 – Vila Andrade, Zona Sul de SP.

marramaqueadmin

MAM São Paulo inaugura 38º Panorama da Arte Brasileira
Ele se chama Bilibeu. Ou Santo Bilibeu, ou ainda Bilibreu. Esculpido em madeira e retinto como o breu, o santo é festejado todos os anos, na Baixada Maranhense, entre as cidades de Viana, Matinha e Penalva. As pessoas que o cultuam foram por décadas chamadas de ‘caboclos’ e apontadas pejorativemente como ‘os índios’. Foi em novembro 2014 que “os índios” passaram a reivindicar perante o Estado e a sociedade envolvente uma identidade indígena específica (não mais genérica). Os Akroá Gamella sempre esteveram ali, demarcando suas terras com os pés, como eles mesmo dizem, e utlizando os recursos naturais, sob regras específicas, com o intuito de preservar a natureza e manter a sua subsistência físisca e simblólica. Foi em segredo mantiveram vivos Entidades que sobreviveram à censura identitária e ao racismo. Bilibeu foi um deles, o mais conhecido de todo os Encantados locais. São Bilibeu perseverou ao silenciamento e permaneceu preservado publicamente porque ficou mimetizado dentro das comemorações do carnaval. Nesse período em que “tudo pode”, Bilibeu pode existir e sair às ruas num festejo que dura 4 dias, no qual dezenas de crianças e adultos pintados de carvão, marcham durante dez ou doze horas, incorporando os ‘cachorros de Bilibeu’ que, de casa em casa, de aldeia em aldeia, caçam. A matilha de cachorros e cachorras, sob orientação de um chefe, o ‘gato maracajá’, caçam comida e bebida para oferecer ao santo que em um determinando momento do ritual morre, é enterrado, sob o choro de mulheres, e renasce na manhã seguinte para continuar dando fartura e fertilidade ao povo Akroá Gamella. Se antes, era celebrado no carnaval, hoje o povo Akroá Gamella, escolheu outra data para o ritual. O dia 30 de abril é, desde de 2019, a data em que Bilibeu é cultuado. Bilibeu definitivamente não é uma festa, é um rito. Um rito que agora marca um evento de muita dor, tristeza e revolta. Pois foi nesse dia, no ano de 2017, que