Com lançamento simultâneo em diversos países, obra de autor best-seller português chega ao Brasil

A ficção histórica “O segredo de Espinosa”, de José Rodrigues dos Santos, conta a trajetória do filósofo Bento de Espinosa e está sendo lançada simultaneamente nos países da América Latina e na Espanha.

Best-seller em Portugal, a obra está sendo publicada no Brasil pela Editora Planeta. Além do lançamento em solo brasileiro, o livro está sendo simultaneamente publicado na Espanha, Argentina, Colômbia, México, Chile, Uruguai e Peru.

Inspirado na vida de Espinosa, o maior filósofo português, o autor tece uma ficção histórica que conta como o jovem judeu pôs fim à idade das trevas e inventou o mundo moderno. Vencedor do Prêmio Clube Literário do Porto, de 2009, o jornalista é reconhecido como um dos maiores nomes da ficção portuguesa na atualidade.

José Rodrigues dos Santos mergulha na vida de Bento de Espinosa e escreve uma obra que mescla a realidade com a ficção. Logo no início, o leitor é introduzido à infância do judeu, especificamente a um episódio traumático que mudou a vida do menino.

Na época em que o jovem português frequentava uma Sinagoga, localizada em Amsterdã, ele presenciou uma cerimônia de excomungação, na qual o homem acusado foi obrigado a confessar em público o pecado, a levar chicotadas pelo clero e ser pisoteado pela população que assistia à situação.

A partir desse episódio traumático, Espinosa passa a questionar os dogmas da religião: Quem realmente escreveu os textos sagrados? Qual é a verdade sobre Deus? O que é afinal a natureza?

Contudo, tais questionamentos são proibidos. Por isso, Bento terá que enfrentar situações imagináveis por suas indagações sobre a igreja, além de se defender de pregadores cristãos que o acusam de cometer heresia.

Em “O segredo de Espinosa”, o leitor viaja até a origem de um dos maiores filósofos de todos os tempos e, de forma profunda, desvenda as engrenagens que moviam a religião judaica daquele período. Bento de Espinosa foi uma figura que estava à frente do pensamento comum da época, assim como o autor José Rodrigues dos Santos, que transcendeu a barreira do tempo e escreveu um dos romances históricos mais vendidos de Portugal.