Documentário revela tensões entre Churchill, Roosevelt e Stálin

Nesta sexta-feira, 5 de setembro, estreia no canal Curta! e no CurtaOn o documentário inédito Churchill, Roosevelt e Stálin: A Paz Impossível. A produção marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e mergulha nas tensas negociações entre os líderes dos Aliados durante as conferências que moldaram o mundo no pós-guerra.
Bastidores diplomáticos da Segunda Guerra
Produzido pela ARTE France e dirigido por Cédric Tourbe, o documentário revela, com imagens de arquivo e relatos inéditos, como foram os encontros de Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stálin. Mais do que aliados contra Hitler, eles eram rivais políticos e ideológicos, cujas disputas definiam o futuro da geopolítica mundial.
Cartas, diários e segredos revelados
A narrativa é construída a partir de registros de cartas trocadas entre os líderes, além dos diários de Charles Bohlen, embaixador americano na União Soviética. Os documentos expõem negociações marcadas por desconfianças, egos e disputas veladas, como na Conferência de Teerã (1943) e na histórica Conferência de Yalta (1945), onde decidiram a divisão da Europa e o esboço da futura ONU.
Estratégias e rivalidades entre os Aliados
O filme detalha as diferenças de prioridades: Roosevelt buscava consolidar a ONU e garantir o apoio soviético contra o Japão; Churchill temia a expansão de Stálin na Europa; e o líder soviético usava cada encontro para reforçar sua influência. Apesar do famoso retrato dos três sorridentes lado a lado, a chamada “paz impossível” refletia o início da Guerra Fria.
Onde assistir
- Estreia: Sexta-feira, 05/09, às 22h, no Curta!
- Streaming: disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, via Prime Video Channels, Claro TV+ e CurtaOn.com.br