Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the change-wp-admin-login domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Chocolate amargo faz bem ao coração, dizem especialistas - Marramaque

Chocolate amargo faz bem ao coração, dizem especialistas

Chocolate amargo faz bem ao coração, dizem especialistas

Introdução

O consumo moderado de chocolate amargo faz bem ao coração, segundo estudos recentes. O alimento contém substâncias que promovem benefícios cardiovasculares comprovados.


Chocolate amargo é rico em flavonoides

O chocolate amargo, especialmente com alto teor de cacau, é uma importante fonte de flavonoides. Esses compostos possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Eles ajudam a proteger os vasos sanguíneos e a regular a pressão arterial.

De acordo com a nutricionista Juliana Meirelles, do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, o cacau estimula a produção de óxido nítrico. Essa substância favorece a vasodilatação e melhora a circulação.


Consumo consciente potencializa os efeitos positivos

Os benefícios do chocolate amargo dependem da qualidade do produto. Para ter efeitos positivos à saúde, ele deve conter acima de 70% de cacau e ter baixo teor de açúcar e gorduras.

“Produtos com recheios ou adição de gordura saturada anulam as vantagens cardiovasculares”, alerta a cardiologista Patrícia Oliveira, também do Sírio-Libanês. Versões com castanhas e amêndoas são ainda mais recomendadas.


Chocolate ajuda no controle do colesterol e da pressão

Estudos apontam que o chocolate amargo melhora a função endotelial, além de colaborar no controle do colesterol e da pressão. Os flavonoides ainda ajudam a combater inflamações e reduzem o estresse oxidativo.

Juliana Meirelles destaca que o consumo deve estar inserido em um estilo de vida saudável. “Não adianta usar o chocolate como atalho para hábitos ruins”, ressalta.


Efeitos do chocolate na microbiota intestinal

O cacau também tem relação com a microbiota intestinal. Uma flora intestinal equilibrada melhora a absorção dos flavonoides. Assim, o efeito benéfico sobre o sistema cardiovascular é potencializado.

Segundo especialistas, uma dieta rica em fibras ajuda a manter a microbiota saudável, o que complementa os benefícios do chocolate amargo.


Cinco benefícios cardiovasculares do chocolate amargo

  1. Reduz a pressão arterial;
  2. Melhora a função dos vasos;
  3. Combate inflamações e o desgaste celular;
  4. Auxilia no controle do colesterol;
  5. Tem leve ação anticoagulante.

marramaqueadmin