Chocolate amargo faz bem ao coração, dizem especialistas

Introdução
O consumo moderado de chocolate amargo faz bem ao coração, segundo estudos recentes. O alimento contém substâncias que promovem benefícios cardiovasculares comprovados.
Chocolate amargo é rico em flavonoides
O chocolate amargo, especialmente com alto teor de cacau, é uma importante fonte de flavonoides. Esses compostos possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Eles ajudam a proteger os vasos sanguíneos e a regular a pressão arterial.
De acordo com a nutricionista Juliana Meirelles, do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, o cacau estimula a produção de óxido nítrico. Essa substância favorece a vasodilatação e melhora a circulação.
Consumo consciente potencializa os efeitos positivos
Os benefícios do chocolate amargo dependem da qualidade do produto. Para ter efeitos positivos à saúde, ele deve conter acima de 70% de cacau e ter baixo teor de açúcar e gorduras.
“Produtos com recheios ou adição de gordura saturada anulam as vantagens cardiovasculares”, alerta a cardiologista Patrícia Oliveira, também do Sírio-Libanês. Versões com castanhas e amêndoas são ainda mais recomendadas.
Chocolate ajuda no controle do colesterol e da pressão
Estudos apontam que o chocolate amargo melhora a função endotelial, além de colaborar no controle do colesterol e da pressão. Os flavonoides ainda ajudam a combater inflamações e reduzem o estresse oxidativo.
Juliana Meirelles destaca que o consumo deve estar inserido em um estilo de vida saudável. “Não adianta usar o chocolate como atalho para hábitos ruins”, ressalta.
Efeitos do chocolate na microbiota intestinal
O cacau também tem relação com a microbiota intestinal. Uma flora intestinal equilibrada melhora a absorção dos flavonoides. Assim, o efeito benéfico sobre o sistema cardiovascular é potencializado.
Segundo especialistas, uma dieta rica em fibras ajuda a manter a microbiota saudável, o que complementa os benefícios do chocolate amargo.
Cinco benefícios cardiovasculares do chocolate amargo
- Reduz a pressão arterial;
- Melhora a função dos vasos;
- Combate inflamações e o desgaste celular;
- Auxilia no controle do colesterol;
- Tem leve ação anticoagulante.