Chef Gabriel Oliveira dá receita para comemorar o Dia Internacional do Vinho do Porto 

Chef Gabriel Oliveira dá receita para comemorar o Dia Internacional do Vinho do Porto 

Para o chef do Raiz do Canto – Gastrobar a bebida é Boa pedida no preparo do prato principal 

Uma das bebidas mais apreciadas mundo afora, o vinho do Porto, além de muito sabor, também carrega muita desinformação. Entre elas, a data que é celebrada. Segundo o Center for Wine Origins, com sede em Washington, Estados Unidos, o dia é 27 de janeiro. Já o Instituto do Vinho do Douro e do Porto (IVDP), o correto é 10 de setembro, data que em 1756, o Marquês de Pombal criou a mais antiga região demarcada para produção de vinho do mundo: o Douro Vinhateiro, em Portugal.

Independente da data, o importante é celebrar a bebida, que ao contrário que muitos pensam não é produzida na cidade do Porto e sim nas vinícolas no Douro, região do norte de Portugal. Outro mito que o vinho do Porto carrega é que ele só combina com sobremesas. Mas, o chef Gabriel Oliveira, do Raiz do Canto – Gastrobar, ele é uma excelente pedida para o prato principal. 

“O vinho do Porto tem características bem marcantes é é perfeito para toda refeição. Da entrada à sobremesa. Inclusive para preparação do prato principal. Uma das carnes que melhor harmoniza é o carré de cordeiro”, afirma o chef.

Para celebrar a bebida, o Chef do Raiz do Canto sugere uma receita de preparo fácil e muito saboroso que harmoniza o carré de cordeiro com o vinho do Porto. “É um prato fácil e que surpreende a todos pela explosão de sabores. Quando o carré é selado ganha uma Nuance cítrica que harmoniza perfeitamente com o molho de vinho do Porto pelo contraste com o sabor do purê, dando um leve toque agridoce”, explica.

Confira a receita:

1.Carre de cordeiro 

Ingredientes 

Carre 250 gramas limpo
Sal a gosto
Azeite 60 ml

Modo de preparo: Frigideira quente adicionar o azeite e grelhar o Carre por 2 minutos de cada lado, ao término levar ao forno a 210•C por 5 minutos 

2. Molho de vinho do Porto

Ingredientes
Suco de uva 100 ml
Vinho do Porto 60 ml
Manteiga 15 gramas
Tomilho 1 grama

Modo de preparo: Na frigideira que foi grelhado o Carre em fogo baixo adicionar o tomilho desfolhado e juntar o suco e o vinho deixando reduzir.

3. Musseline de Baroa

Ingredientes
Batata Baroa 300 gramas
Parmesão 30 gramas
Creme de leite fresco 60 ml
Sal a gosto
Noz moscada a gosto

Modo de preparo: Descascar a batata baroa, cozinhar com água em abundância, quando estiver no ponto para purê retirar do fogo escorrer a água e amassar.

Numa panela adicionar o azeite e refogar a cebola picada, o alho picado adicionar o creme de leite e o purê, manter no fogo mexendo até formar uma massa lisa e finalizar com os demais ingredientes!

4. Legumes salteados 

Ingredientes
Descascar a cenoura e Cortar a em bastões de 7cm.
Limpar a vagem macarrão e cortar com 7 cm.

Modo de preparo: Cozinhar os dois em água e sal até ficar al dente. Glaciar os legumes na manteiga junto com uma pitada de açúcar

marramaqueadmin