Cerâmicas paranaenses ganham destaque no filme Nova Éden, de Aly Muritiba

Cerâmicas paranaenses ganham destaque no filme Nova Éden, de Aly Muritiba

Peças criadas pela artista Maria Angélica Telles, no ateliê Almamia, em Curitiba, farão parte do cenário de “Nova Éden”, novo longa-metragem do premiado diretor Aly Muritiba. As filmagens ocorrem entre agosto e setembro em cidades da Região Metropolitana de Curitiba.

Arte paranaense no cinema

Produzidas artesanalmente no bairro Mercês, as cerâmicas foram desenvolvidas sob a condução técnica da designer Helena Coser, com apoio da equipe do ateliê e participação de seis integrantes da produção de arte do filme. As peças ambientarão a narrativa, que se passa entre 1910 e 1920, unindo estética, história e veracidade cenográfica.

“Modelar é presença, pausa e intenção. Saber que nossas peças vão compor esse universo é um reconhecimento muito especial para a cerâmica como expressão artística”, afirma Maria Angélica.

Produção intensa e entrega recorde

O trabalho exigiu um ritmo acelerado: peças que normalmente levam até 25 dias para secagem e queima foram finalizadas em metade do tempo. Apesar de perdas no processo, a equipe conseguiu entregar tudo em um domingo à noite para ambientação imediata do set na manhã seguinte.

A parceria não teve fins lucrativos, cobrindo apenas custos de matéria-prima e profissionais. “A arte também é isso: alimentar o mundo e contribuir para a energia de um projeto”, destaca a ceramista.

Nova Éden e o audiovisual no Paraná

Com realização das produtoras Grafo Audiovisual e Muritiba Filmes, em coprodução com a polonesa Mañana Films, Nova Éden reforça o momento de expansão do audiovisual no Paraná. O estado já serviu de cenário para produções em locais como a Ilha do Mel, as Cataratas do Iguaçu e ícones culturais de Curitiba.

marramaqueadmin