Carrefour investe no digital e abre Atacadão na França, diz CEO em entrevista a Abilio Diniz

Em edição especial do programa “Caminhos com Abilio Diniz”, Alexandre Bompard fala sobre novos negócios, investimentos, inflação e a relação entre Brasil e França

O programa “Caminhos com Abilio Diniz” ganha um episódio especial que será exibido no próximo domingo, 22, às 21h na CNN Brasil. Na entrevista, o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, falou a Abilio Diniz sobre novos negócios, investimentos, inflação e a relação entre Brasil e França.

Em relação aos investimentos, Bompard afirmou que o grupo investirá no digital, com um plano dedicado de 3 bilhões de euros entre 2022 e 2026. Segundo ele, houve uma mudança de cultura no grupo para atender à tendência do mundo digital.

“Temos uma equipe incrível de cientistas de dados. O conceito digital first tem que ser divulgado com pedagogia e capacitação na empresa. É uma mudança de cultura”, disse Bompard.

O executivo também revelou que vai inaugurar no primeiro trimestre do ano que vem o primeiro Atacadão na França. O nome, criado no Brasil, será mantido. A implantação do modelo, que é inédito na Europa, no entanto, enfrentou resistências.

“Havia preconceito com o modelo Atacadão. Teve um trabalho de pedagogia. Falei com prefeitos e um deles aceitou a proposta. É interessante para as classes populares, ainda mais com a perda do poder de compra da população. É de interesse do consumidor francês esse modelo”, afirmou o CEO.

Bompard citou que Brasil e França vivem momentos distintos com relação à inflação alimentar. Enquanto no Brasil o indicador caiu, chegando a 1%, na França, ele tende a ficar entre 2% e 4% no ano que vem. Abilio Diniz lembrou que é também difícil trabalhar em um cenário de deflação.

O CEO do grupo mandou um recado aos empresários brasileiros: “A França enfrenta dificuldades, mas tem um potencial e um futuro excepcional. As reformas têm que ser colocadas em prática. Acreditem na França”.

Bompard ainda elencou qualidades dos brasileiros, como a cultura de tolerância, gentileza, abertura ao outro e solidariedade. “Quando se conhece o Brasil, é um país excepcional. Espero que as relações entre Brasil e França sejam reforçadas. Este é um encontro de homens de negócios brasileiros e franceses para reforçar os laços. Amo profundamente o país”, disse.