Carlinhos Brown celebra o Dia da Ibero-América em Madri

Carlinhos Brown celebra o Dia da Ibero-América em Madri

Evento em Madri destaca laços culturais e históricos entre países ibero-americanos

Carlinhos Brown, Embaixador Ibero-Americano da Cultura e primeiro músico brasileiro afrodescendente a receber tal honraria, celebrará o Dia da Ibero-América em Madri na sexta-feira, 19 de julho. A data promove afinidades históricas e culturais entre os 22 países da comunidade ibero-americana.

Participação especial de Marina Valdés

Acompanhado pela cantora de origem cubana Marina Valdés, bisneta do renomado compositor Bebo Valdés, Brown protagonizará um encontro musical na Casa de América, no Anfiteatro Gabriela Mistral. A flautista carioca Letícia Malvares, residente em Madri, também participará do evento.

Comemoração dos 20 anos do documentário “El Milagro del Candeal”

O encontro também celebra os 20 anos do documentário “El Milagro del Candeal”, dirigido por Fernando Trueba. O filme destaca as iniciativas musicais de Carlinhos Brown no bairro do Candeal, onde ele nasceu, e como essas ações transformaram a vida das crianças e moradores locais. A produção ganhou o Prêmio Goya, o mais importante do cinema espanhol.

Realização e transmissão ao vivo

A Secretaria-Geral Ibero-Americana, em colaboração com a Casa de América e com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), realizará o evento que será transmitido ao vivo no canal da SEGIB no YouTube.A entrada é gratuita.

Reconhecimento e compromisso cultural de Carlinhos Brown

Carlinhos Brown, reconhecido por sua atuação cultural e compromisso com o projeto ibero-americano, recebeu o título de Embaixador em 2018. Ele representa valores como solidariedade, pluralidade e respeito pela diversidade.

Agenda oficial do artista

Além do evento em Madri, Carlinhos Brown visitará a Associação Cultural La Kalle e a Escola de Percussão RaKaTui na segunda-feira, 22 de julho. A La Kalle apoia o desenvolvimento de pessoas em situação de risco, e a RaKaTui trabalha com a musicalização de jovens da região.

História do Dia da Ibero-América

Os Ministros das Relações Exteriores Ibero-Americanos criaram o Dia da Ibero-América em novembro de 2019, para ser comemorado anualmente em 19 de julho. A data celebra a assinatura da primeira declaração dos Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América, em 1991, em Guadalajara, México. Eles têm como objetivo promover o desenvolvimento baseado no diálogo, cooperação e solidariedade, celebrando a diversidade que une os países de ambos os lados do Atlântico.

SERVIÇO – DIA DA IBERO-AMÉRICA

Data: 19/07/2024
Horário: a partir das 14h
Transmissão: Canal da SEGIB no YouTube

marramaqueadmin