Cais do Sertão celebra 300 anos do maracatu rural com mostra inédita de Cláudia Dalla Nora

A fotógrafa Cláudia Dalla Nora estreia a exposição “De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo” no Cais do Sertão, em Recife, reunindo 41 imagens inéditas que homenageiam três séculos do maracatu rural.
Mostra no Cais do Sertão homenageia maracatu rural
A partir desta terça-feira, 12 de agosto, o Cais do Sertão, no Recife (PE), abre suas portas para a exposição “De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo”, primeira mostra individual da fotógrafa Cláudia Dalla Nora. Gratuita, a visitação segue até 12 de setembro e antecede o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural, celebrado em 17 de agosto.
O maracatu de baque solto, ou rural, surgiu no século XVIII entre comunidades negras escravizadas e seus descendentes no interior de Pernambuco. Misturando influências africanas, indígenas e europeias, essa manifestação cultural é hoje reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil.
Registros inéditos da tradição
A exposição apresenta 41 fotografias inéditas, registradas em Nazaré da Mata, Tracunhaém e Buenos Aires, cidades-chave na preservação da tradição. Os cliques mostram ensaios, cortejos e encontros comunitários, incluindo imagens do Encontro de Maracatus do Engenho Bringa, um dos mais importantes da Zona da Mata Norte.
Com curadoria de Gisele Carvallo, a mostra combina fotografia, sonoridade e elementos sensoriais. As imagens “flutuam” sobre tecidos rústicos, figurinos artesanais estão expostos, versos de loas marcam o ritmo das paredes, e sons de mestres e mestras do maracatu embalam a visita. Aromas da vegetação canavieira, como terra molhada e galhos de arruda, completam a imersão.
Arte como resistência
Para Cláudia, a fotografia é um registro de memória e resistência: “Se o maracatu desfila para não esquecer, eu fotografo para lembrar”. Sua pesquisa e vivência junto aos mestres e brincantes transformam a mostra em uma experiência sensorial e histórica, conectando passado e presente dessa manifestação cultural.
A iniciativa conta com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Pernambuco (PNAB–PE).
Serviço
O quê: Exposição “De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo”
Abertura: 12 de agosto de 2025
Visitação: até 12 de setembro de 2025
Local: Cais do Sertão – Recife (PE)
Horários: Terça a sexta, das 10h às 16h; sábado e domingo, das 11h às 17h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre