Brasil é o terceiro país que mais escuta podcasts no mundo

Linguagem descontraída e facilidade de acesso são alguns dos fatores que impulsionam o crescimento da mídia no país
O Brasil é o terceiro país que mais escuta podcasts no mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes mensais. O dado é de um estudo divulgado ano passado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE.
A facilidade de acesso aos podcasts é um dos fatores que explicam esse crescimento. Basta ter um celular e internet para acessar um episódio de podcast em qualquer lugar e em qualquer horário.
Outro fator que contribui para a popularização dos podcasts é a linguagem descontraída que é utilizada nesse formato. Isso cria uma relação íntima com os ouvintes, que se sentem parte da conversa.
“A linguagem simples e descomplicada, muito utilizada nesse formato, deixa uma sensação de pertencimento nos ouvintes e fazem com que eles se sintam dentro da conversa”, afirma o empresário Wander Miranda, criador do podcast Enjoy Cast, voltado ao mundo empresarial.
A pandemia também contribuiu para o crescimento dos podcasts no Brasil. Com mais pessoas em casa, o consumo de mídias digitais aumentou, incluindo os podcasts.
“Atualmente, a maioria dos brasileiros possui acesso à internet e a smartphone e, essa penetração encontrou um ambiente perfeito durante o período de pandemia, pois, com mais pessoas ociosas em casa, essa nova mídia ganhou novos adeptos e se popularizou”, avalia Wander Miranda.
De olho nessa tendência, o empresário investiu R$ 200 mil na montagem de um estúdio em seu espaço de coworking para a produção do Enjoy Cast.
“Acredito que os podcasts têm um grande potencial de crescimento no Brasil. É uma mídia que é acessível, fácil de consumir e que cria uma relação íntima com o público”, conclui Wander Miranda.