Atores do longa ‘Meu Tio José’ divulgam vídeos com convite ao público para a estreia nacional
NESTA QUINTA-FEIRA 27 DE OUTUBRO
Wagner Moura, Tonico Pereira, Lorena Comparato, Neyde Moura, Evelin Buchegger e Bertrand Duarte emprestaram as vozes aos personagens da animação, que conta a história familiar de um ex-guerrilheiro assassinado na ditadura
Nesta quinta-feira dia 27 de outubro, o longa ‘Meu Tio José’ terá estreia nacional no circuito independente em 14 capitais do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Palmas, Manaus e Porto Alegre. O filme conta, pelo olhar de uma criança, a história familiar de um ex-guerrilheiro assassinado na ditadura e promove uma reflexão diante do atual cenário de eleições e polarização política no país.
Dando vida aos personagens, os atores Wagner Moura, Tonico Pereira, Lorena Comparato, Neyde Moura, Evelin Buchegger e Bertrand Duarte emprestaram as vozes aos personagens do filme.
O ator Wagner Moura representa o personagem José e ficou muito entusiasmado com o projeto. Além de convidar o público para assistir ao filme e prestigiar o cinema brasileiro, destacou a direção do longa e o convite para participação no maior festival de animação do mundo, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França.
Já Tonico Pereira tem sua voz ligada ao diretor da escola e faz um agradecimento emocionado à direção, destacando a relevância do filme diante do cenário atual vivido pelo país.
Lorena Comparato empresta sua voz à professora Adriana e ressalta, com grande carisma, a importância do filme e os diversos prêmios que o longa acumula, como o recente Animaze – Montreal International Animation Film Festival, em Montreal (Quebec, Canadá).
Neyde Moura parabeniza o filme com votos de ‘vida longa’ à produção. Evelin Buchegger lembra que é uma obra importante, baseada em fatos reais, e Bertrand Duarte reforça a relevância do filme, como comovente e revelador da realidade da ditadura militar no país.
Escrito e dirigido por Ducca Rios, com produção executiva de Maria Luiza Barros e distribuição no Brasil da Tucuman, ‘Meu Tio José’ recebeu o prêmio de melhor longa em animação no Festival Seattle Film Festival (USA), além de participar e receber uma menção honrosa na BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília. Também foi um dos finalistas na categoria Contrechamp, em 2021, no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, o maior e mais importante festival de animação do mundo, finalista no Prêmio Quirino, em 2022, maior honraria do cinema de animação Ibero-americano, estreou no Brasil na Mostra Internacional de São Paulo, em 2021, e foi finalista no Festival do Rio, em 2021. O filme também fez parte da seleção oficial de mais de 20 festivais, entre nacionais e internacionais, e ganhou, até o momento, cinco prêmios nos festivais FICIMAD (Madrid), VIFF (Vancouver), Animation Studio (Paris) e, agora, Festival Seattle Film Festival e BIFF (Brasília).