Antropólogo Carlos Fausto Lança Livro “Ardis da Arte” na Edusp

Carlos Fausto, renomado antropólogo, mergulha nas origens das imagens e artefatos rituais dos povos indígenas da Amazônia em seu mais recente livro “Ardis da Arte – Imagem, Agência e Ritual na Amazônia”. Neste evento imperdível, saiba mais sobre essa exploração única da história da arte e sua conexão com símbolos indígenas.
Lançamento do Livro na Edusp
A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) tem a honra de lançar o mais recente trabalho do antropólogo Carlos Fausto. O evento está marcado para quarta-feira, dia 27, às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema, localizada na Rua Visconde de Pirajá, 572, Rio de Janeiro-RJ.
Explorando as Raízes da Arte Amazônica
Em “Ardis da Arte”, Carlos Fausto conduz uma jornada etnográfica, teórica e comparativa para desvendar os mistérios por trás das imagens e artefatos rituais dos povos indígenas da Amazônia. Ele busca entender como essas representações ganham vida, poder e significado dentro de suas culturas. O foco está na relação entre convenções e mecanismos pragmáticos que permitem que as imagens ameríndias se tornem poderosas.
Fausto não apenas explora a ontologia desses povos, mas também analisa quando, como e em que contextos essas transformações ocorrem. Seu estudo é enriquecido por uma comparação com as representações dos povos indígenas da América em contraste com a visão ocidental.
Sobre o Autor
Carlos Fausto é doutor em antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui pós-doutorado pelo Laboratoire d’Anthropologie Sociale (Collège de France/CNRS). Atualmente, ele é professor titular da UFRJ, Global Scholar da Universidade de Princeton e bolsista de produtividade 1B do CNPq.
Ao longo de sua carreira, Fausto trabalhou em diversas instituições acadêmicas de renome, incluindo a École Pratique des Hautes Études, a École des Hautes Études en Sciences Sociales e a Universidade de Chicago. Ele também conduziu pesquisas com povos indígenas desde 1988 e coordenou projetos de capacitação, video-realização e documentação compartilhada com a Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu (AIKAX).
Como documentarista e fotógrafo, Carlos Fausto dirigiu o longa-metragem “As Hiper Mulheres”.
Detalhes do Lançamento
Se você está interessado em explorar o fascinante mundo da arte amazônica e das culturas indígenas, não perca o lançamento de “Ardis da Arte – Imagem, Agência e Ritual na Amazônia”. Eis os detalhes:
- Data: Quarta-feira, 27 de setembro
- Horário: A partir das 19h
- Local: Livraria da Travessa de Ipanema
- Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 572, Rio de Janeiro (RJ)
Para mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (11) 3091-4149.