Junto à orquestra, a dupla revisita cinco clássicas faixas do seu repertório de afrofunk e afrobeat, além de lançar a inédita “Ogun Ni Lê”, em parceria com Russo Passapusso
Capa do vinil “Afro Funk Brasil”, com projeto gráfico e arte de Filipe Cartaxo
OUÇA AGORA: https://links.altafonte.com/afrofunkbrasil
A dupla Antonio Carlos e Jocafi está de volta para apresentar às novas gerações o “Afro Funk Brasil”: uma seleção de canções gravadas pelos autores de hits eternos como “Você Abusou” e “Desacato”, revisitadas mais de 40 anos depois, em novas gravações ao lado da Orquestra Violões do Forte de Copacabana. O EP de seis faixas sai no dia 23 de setembro e resgata um repertório de músicas da dupla que poucos conhecem e que trazem a riqueza rítmica e a forte vibração do afrofunk e o afrobeat, sons nativos do continente africano, associados à influência do candomblé e dos ritmos afro-baianos dos anos 70.
Assim, nascem as novas versões das faixas: “Simbarerê” (lançada em 2021 e já disponível nas plataformas), “Kabaluerê”, “Chamego de Iná”, “Glorioso Santo Antônio” “Quem Vem Lá”, e a inédita “Ogun Ni Lê”, esta última, com a participação luxuosa do parceiro musical da dupla, Russo Passapusso, responsável também por batizar o projeto de “Afro Funk Brasil”. O EP sai via Altafonte, com arranjos e produção musical de Luiz Potter. A capa e o projeto gráfico são de Filipe Cartaxo.
O primeiro single é a faixa “Glorioso Santo Antônio”, gravada pela primeira vez no terceiro disco da dupla, “Antonio Carlos & Jocafi”, de 1973. Após tornar-se um grande sucesso nos Estados Unidos, sendo regravada por artistas como Los Sobrinos de Juez e Carlos Oliva, ela ganha novos e modernos arranjos pelas mãos de Luiz Potter.
“Todos os baianos têm uma relação muito forte com Santo Antônio. O meu nome, por exemplo, veio dele. Fizemos essa música para homenagear essa conexão. Ela traz um famoso cântico de novena, que acompanhamos na Bahia desde muito pequenos, e ficamos muito felizes com a nova gravação”, diz Antonio Carlos.
Na Bahia dos anos 70, nasce o afrofunk
Em alguns cantos do mundo, em meados dos anos 60, o funk começa a nascer com inspirações no jazz, no R&B e no gospel. Já no Brasil, onde tudo se reinventa com muita criatividade, o funk ganha nossas tintas culturais e rimas fortes na efervescente década de 1970, mesma época em que os baianos Antonio Carlos e Jocafi viviam o auge da sua criatividade musical.
Apesar de ser conhecida por sucessos de samba e de outros ritmos da MPB, a dupla sempre foi diretamente influenciada pelos batuques africanos e pelos cantos populares afro-brasileiros, assim, “Afro Funk Brasil” é um resgate a essas canções lançadas ainda nos anos 1970, que podem ser classificadas como “lado B” e que sempre estiveram no repertório dos artistas, mas que somente agora ganharão seu merecido destaque.
“A Bahia é pura espiritualidade e sua religiosidade é muito fascinante. Há uma mistura enorme de crenças neste balaio. E o meu contato com a música começou desse primeiro contato com a fé. Sempre me interessei pela polirritmia e pelas batidas frenéticas dos atabaques e foi a partir daí que fui dando meus primeiros acordes. As composições vieram naturalmente e sempre com a influência afro-brasileira”, explica Antonio Carlos que, quando criança, morou na rua da família de Mãe Menininha do Gantois. “Isso também impactou diretamente a minha religiosidade e as minhas inspirações musicais”.
“Afro Funk Brasil” surgiu na pandemia, do olhar da fã e também companheira de Antonio Carlos, Márcia Melchior, que sempre foi fascinada pelas canções com influências africanas da dupla. Márcia é diretora do Instituto Rudá, responsável pela gestão da Orquestra Violões do Forte, e fez a ponte para trazer o grupo formado por 25 jovens de baixa renda de diferentes bairros do Rio de Janeiro, tornando o projeto ainda mais grandioso, sob a produção musical de Luiz Potter.
“Somos muito felizes na nossa extensa caminhada juntos e é um prazer, agora, trazer de volta essas canções que nos são tão caras e que poucos conhecem, mas que são joias, e que agora se encontram com o olhar dessa orquestra formada por jovens, tornando o projeto ainda mais interessante musicalmente”, diz Jocafi.
Antonio Carlos e Jocafi: uma inspiração para Russo Passapusso
Há alguns anos, Antonio Carlos e Jocafi foram surpreendidos em uma gravação para uma TV na Bahia com a visita de Russo Passapusso, líder do BaianaSystem, que já confessou ter na dupla uma de suas maiores influências musicais. Ali nasceria uma parceria musical que já rendeu discos, singles e a descoberta de uma afinidade que não somente os uniu, mas também aproximou parceiros do Baiana como Curumin, Lucas Martins e Zé Nigro.
Em “Afro Funk Brasil”, Russo Passapusso faz uma participação na faixa inédita “Ogun Ni Lê”, uma composição de Antonio Carlos e Jocafi.
“Quem Vem Lá’ tem uma toada muito forte da capoeira, da ancestralidade universal e da sabedoria popular. Tem esse anúncio, a resposta de coro popular, os patuás rítmicos de Jocafi. E ‘Kabaluerê’ é uma canção universal, que toca o coração de todo mundo”, declarou Russo no documentário Afro Funk Brasil, lançado no ano passado.
FICHA TÉCNICA:
AFRO FUNK BRASIL
Composições e intérpretes: Antonio Carlos e Jocafi
Participação: Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom; e Russo Passapusso
Estúdio de gravação: Fórum da Cultura
Produção musical: Luiz Potter/Fórum da Cultura
Arranjos: Antonio Carlos e Jocafi e Luiz Potter
Coordenação executiva: Márcia Melchior
Engenheiro de gravação: Thiago Walter
Mixagem: Felipe Larrosa Moura
Masterização: Ricardo Garcia
Capa e projeto gráfico: Filipe Cartaxo
Editora: Fórum da Cultura (Universal Publ. MGB)
Assessoria de imprensa: Prisma Colab
Agradecimento especial: Antonio Pedro Melchior
Fotos: William Thompson
Músicos:
Beatbox: Gabriel Marciel
Baixo: Caike Silva, Kleber Lucas e Miguel Dias
Guitarra/Teclado/Violão/Violão de nylon: Luiz Potter
Teclado e beats: Marcelo de Lamare
Bateria: Wesley Lucas
Sax alto, tenor e flauta transversa: Dudu Oliveira
Trombone: Jonas Hocherman
Percussão: Bóka Reis
Sax barítono: Vitor de Medeiros
Trompete: Aquiles Moraes
Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom é formada por: Ana Márcia (flauta transversa), Bruno Brandão Rodrigues (sax tenor), Filipe Vasconcelos (clarineta), Filipe (sax tenor), Felipe Adetokunbo (coro), Gui Oliveira (percussão), Gustavo Oliveira (percussão), Isa Amorim (coro), Kerlayne Souza (coro), Kézia Souza (coro) Lucas da Costa Ramiro (sax alto), Lucas Tavares (trompete), Matheus Martins (trombone), Ramiro (sax alto e trombone), Vitor Laurentino (sax alto).
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