Anna Persia Bastos lança o livro “Conforto e Educação – Conforto Ambiental para além do esperado”, trazendo à luz a importância de se pensar em ambientes saudáveis para espaços educativos

Designer de Interiores inova com o conceito de conforto ambiental nos espaços educativos contemporâneos, como forma de inclusão, respeito às diversidades, identidades e melhora da qualidade de vida.

O objetivo desta pesquisa é contribuir para o repensar dos espaços educacionais, onde o espaço construído deve ocupar um lugar importante no processo de inclusão de todos, respeitando a diversidade humana. A possibilidade de melhorar os aspectos de conforto ambiental através da utilização de áreas verdes é verídica e  ter um espaço de convivência dentro de instituições de ensino, visando a troca e o compartilhamento é muito importante para o processo educativo.


Este é o tema do livro “Conforto e Educação – Conforto Ambiental para além do esperado”, que acaba de ser lançado pela designer de interiores Anna Persia Bastos, especializada em projetos saudáveis, que priorizam a saudabilidade, a sustentabilidade, o bem-estar e a qualidade de vida, publicado pela Editora Dialética e que já está disponível nas principais plataformas de livros.


A inobservância de condições de conforto ambiental pode se constituir como a principal causa de sintomas diversos e desagradáveis, como fadiga, desconcentração e desânimo. Os educadores e alunos se apropriam do espaço construído, interferindo nele a partir de seus valores e suas necessidades e vice-versa. O espaço escolar, se não estiver bem adaptado para receber os envolvidos na construção do conhecimento, pode afetar consideravelmente a vida dos sujeitos, gerando novas exclusões.

“Nos espaços de vivência como na casa, escola e bairro acontecem as experiências decisivas na aprendizagem e na formação das primeiras estruturas cognitivas. Pensar no conforto ambiental em espaço escolar hoje é, portanto, também pensar na qualidade de aprendizado daqueles que participam de uma escola inclusiva, que se baseia na diversidade inerente aos seres humanos. A escola contemporânea precisa ser pensada para atender a todos, para aqueles considerados “normais” e para aqueles com necessidades educativas especiais. Pensar nessa nova escola nos provoca a pensar saídas para o ainda não conhecido, pois devemos possibilitar o acesso a indivíduos de diferentes culturas, diferentes origens socioeconômicas e também com capacidades intelectuais e físicas diversas. Tudo isso pode ser identificado como mais um problema para a escola ou como uma tensão que nos faz sair da zona de conforto e buscar novos equilíbrios, novas reflexões para transformar”, afirma Anna Persia Bastos.

O Conforto Ambiental passa a ter um valor inestimável para a construção do conhecimento, pois é no espaço vivenciado que formamos e nos formamos. E o Design de Interiores está aí para proporcionar a melhoria desses espaços. Através de estudos do ambiente e análise dos aspectos ligados ao conforto ambiental, se pode melhorar consideravelmente os ambientes de aprendizagem formal.

Identificou-se na Declaração de Salamanca (1994) um princípio que deveria orientar, não somente a “Estrutura da Ação em Educação Especial” como de toda a escola, que é o de que os espaços educacionais devem acomodar todas as pessoas, independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. A legislação tem avançado no sentido da inclusão de todos nas escolas regulares, mas ainda existe a necessidade de se pensar sobre como criar um ambiente escolar que seja um espaço de possibilidades, ocupado por crianças, jovens e adultos que trazem em si sua diversidade.

Os prédios escolares tradicionais, sejam modernistas ou neocoloniais, são de um tempo em que apenas parte dos humanos frequentavam as escolas. Assim, eles não atendem às necessidades básicas da diversidade, e nos leva a questionar como professores e estudantes podem gostar de estar dentro desses espaços. O acesso fácil ao espaço escolar é a condição básica e primordial para a inclusão e está diretamente conectado ao conforto ambiental, mas é preciso pensar também no que acontece durante as horas de permanência na escola, nos deslocamentos internos, no estar em sala de aula, no ir e vir ao banheiro ou à cantina, no acesso ao refeitório, à sala de leitura, ao pátio para brincar.

A dimensão espacial tem relevância, estando presente nas discussões do cotidiano da escola, levando em consideração a sua conexão com as potencialidades educativas. O espaço escolar é crucial para a construção de conceitos, vínculos e até do próprio corpo no espaço/tempo de crianças e jovens. É neste “lugar” que o sujeito da aprendizagem passa a maioria de seu tempo no início da vida. É nele que se tem acesso aos vínculos afetivos secundários, aprendendo a aprender e se tornando sujeito de sua própria história. O espaço escolar tem que ser pensado de maneira a atender as necessidades dos indivíduos na interação com os outros, com o ambiente e com as diferenças.

 Características

Título:  “Conforto e Educação – Conforto Ambiental para além do esperado”
Ano: 2022
Autor: Anna Persia Rodrigues Bastos
Selo: Dialética
ISBN: 9786525241777
Nº de Páginas: 224
Impresso e e-book

Onde comprar:

https://loja.editoradialetica.com/humanidades/conforto-e-educacao-conforto-ambiental-para-alem-do-esperado

Sobre Anna Persia Bastos


Psicóloga de formação (UNESA), sempre teve o olhar voltado para a importância do espaço na constituição do sujeito. Iniciou estudo para Personal Organizer e daí passou para o Design de Interiores. –  Instituto Marangoni Milano – Escola de Design em Design de Interiores para Profissionais . Especialização em Design de Interiores: ambientação e produção de espaço – IPOG . Mestre em Diversidade e Inclusão em conforto ambiental em espaços de inclusão – UFF . Técnico em Design de Interiores – IBDI . Design de Espaços- metodologia MADEIN – Instituto Europeu de Design. Também cursou Neuro Design, Design Biofílico, Geobiologia, feng shui, Radiestesia  e Vegan Design. Autora do livro “Conforto Ambiental e Educação”, já nas plataformas.
 
Anna Persia Bastos é designer de espaços, e toca o studio Persia Interiores,  sendo o seu maior prazer  projetar espaços que façam a diferença para as pessoas, acreditando que os ambientes que nos cercam nos influenciam a todo o tempo. Então, por que não criar espaços que beneficiem a vida, que sejam sustentáveis, inclusivos e que respeitem a diversidade? Este é o seu propósito, transformar a vida das pessoas, levando saúde e melhor qualidade de vida aos moradores. 

Pacto com a natureza

“A essência dos meus projetos está na busca pela sustentabilidade, sempre com o menor impacto ao meio ambiente, através da reutilização e renovação de materiais e mobiliários de forma criativa”. 

Anna Persia Bastos / studio Persia Interiores

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