Andersen Viana conquista prêmio no Chile com obra “Mensagens”

Andersen Viana conquista prêmio no Chile com obra “Mensagens”

O multiartista Andersen Viana foi premiado no Chile. Ele alcançou o segundo lugar no XII Concurso Internacional de Composición para Orquesta – Festival Puente, um dos mais prestigiados da América Latina. A premiação reforça a carreira sólida do compositor, que já soma mais de 50 conquistas internacionais.


Andersen Viana premiado em concurso disputado no Chile

O festival, realizado pela Orquesta Marga Marga, reuniu dezenas de candidatos do Brasil, Chile, Equador e Colômbia. Três obras foram selecionadas para execução pública no dia 13 de novembro de 2025, no Palácio Vergara, em Viña del Mar. A obra “Mensagens”, de Viana, garantiu o 2º lugar.

Segundo o maestro José Luís Recart, a peça apresenta timbres poderosos e uma técnica singular. Ele destacou que Andersen é motivo de orgulho para toda a América Latina.


Obra “Mensagens” se destaca pela técnica e originalidade

A composição premiada possui 18 minutos, divididos em quatro movimentos. Ela dialoga com obras do próprio artista e traz influências de Arnold Schoenberg. A escrita idiomática e o uso de recursos como harmônicos, cordas duplas e pizzicato Bartok fortalecem a construção estética da obra.

A peça também apresenta conexões com ritmos de Igor Stravinsky e temas de Dmitri Shostakovich. O final retorna ao motivo do primeiro movimento, mesclando polifonia, micropolifonia e elementos cromáticos.


Andersen Viana premiado também ganha destaque nos EUA

Além do reconhecimento no Chile, outra obra do artista, “Últimas Palavras”, foi selecionada entre 600 composições na 1ª Bienal de Música Nova da Universidade de Heidelberg, nos Estados Unidos. A obra critica o uso excessivo de violência policial no Brasil e nos EUA. Uma gravação demonstrativa está disponível no SoundCloud.


Trajetória internacional de Andersen Viana

Mineiro de Belo Horizonte, Andersen descobriu seu talento artístico aos 12 anos. Ele estudou música no Brasil, Itália e Suécia, e possui formação pela UFMG, UFBA, Accademia Filarmonica di Bologna, Arts Academy of Rome, Accademia Chigiana di Siena e Royal College of Music in Stockholm.

Com cerca de 500 obras, ele já recebeu 57 prêmios em países como Alemanha, Itália, Suíça, Singapura e Ucrânia. Entre os destaques estão o Prêmio Schubert (Reino Unido), Prêmio Genzmer (Alemanha) e a Medalha de Honra da UFMG.

marramaqueadmin