Alexandre Patricio e Liana Ferraz lançam obra que entrelaça a psicanálise e a poesia
O livro “Poemas de amor no divã” cruza as análises de um psicanalista com os poemas escritos por sua paciente, oferecendo um novo olhar sobre a ligação da arte com a psicologia.
Alexandre Patricio e Liana Ferraz se uniram para escrever um livro singular e profundo. A obra “Poemas de amor no divã”, lançada pelo selo Paidós da Editora Planeta, mescla a psicanálise e a poesia e explora temas como amor, desilusão, reconstrução e autoconhecimento. Alexandre é autor de “Psicanálise de boteco”, finalista do prêmio Jabuti 2023, enquanto Liana Ferraz é escritora de “Sede de me beber inteira”, contado com mais de 140 mil seguidores nas redes sociais. O livreto possui uma proposta única ao mostrar o encontro entre os sentimentos intensos e conflituosos, por meio da poesia e das teorias e conceitos técnicos da psicanálise.
O livro é escrito em duas linguagens distintas: o estilo lírico dos poemas de Liana e o linguajar analítico de Alexandre. Na trama, Liana encarna a identidade de Cecilia, uma personagem intensa criada através de versos que sintetizam os sentimentos, as angústias e as crises existenciais que permeiam os seus pensamentos. Alexandre assume o papel do psicanalista, dedicando-se a interpretar a voz de Cecilia, analisando cada palavra e verso enunciado. Ele reúne as peças que a tornam real, referenciando grandes pensadores, como Freud, Melanie Klein, Winnicott, Lacan, entre outros.
As ilustrações que acompanham a obra foram criadas especialmente para se relacionarem com os textos e poemas de Liana, ao abordar as confusões que a aflige, há o retrato de uma mulher com nuvens turbulentas no lugar da cabeça; ao se expressar sobre um amor fantasma, há uma delicada ilustração de um fantasma com um buque de flores. Aliadas às análises detalhadas de Alexandre, o livro contribui para uma nova perspectiva, na qual a psicanálise e a poesia andam de mãos dadas.
“Este é um livro sobre amores. Sobre o amor de Freud à literatura e à ciência que desembocou na psicanálise, sobre o amor entre psicanálise e literatura que desemboca na continuidade da psicanálise no mundo e, sobretudo, sobre os amores aos quais a psicanálise e a literatura nos conduzem. Esses tantos amores aparecem materializados na dança da escrita e da amizade entre Liana e Alexandre. Este livro é também um presente a quem se nutre de palavras!”, escreveu a psicanalista e escritora Ana Suy sobre a obra.
“Poemas de amor no divã” é o encontro de dois inventores de palavras poéticas e de inconscientes. Cada um com sua singularidade, mas que juntos desafiam as leis da natureza e fazem uma revolução ao derrubar muros estreitos que, supostamente, separariam a psicanálise e a poesia. A obra convida os leitores e leitoras a quebrarem os paradigmas que os aprisionam e ampliarem suas perspectivas para conquistarem o mundo.
#PoemasDeAmorNoDivã #Psicanálise #Poesia #Amor #Desilusão #Reconstrução #Autoconhecimento #AlexandrePatricio #LianaFerraz #Paidós #EditoraPlaneta
Ficha Técnica
- Título: Poemas de amor no divã
- Autores: Alexandre Patricio e Liana Ferraz
- ISBN: 978-85-422-2681-2
- Páginas: 224
- Preço: R$ 59.90
- Selo: Paidós | Editora Planeta
Sobre os Autores
- Alexandre Patricio de Almeida: Psicanalista, mestre e doutor pela PUC-SP, professor universitário, pesquisador e criador do Psicanálise de boteco, um dos maiores podcasts de psicanálise do Brasil. É também autor de “Psicanálise e educação escolar: contribuições de Melanie Klein”, “Intervenção psicanalítica na escola” e “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas”. “Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana” é o seu primeiro livro pela Editora Planeta.
- Liana Ferraz: Atriz, escritora e doutora em Artes da Cena pela Universidade de Campinas, com pós-doutorado pela ECA/USP. Chega a centenas de milhares de leitores pelo Instagram, onde compartilha jogos de palavras e reflexões.
Sobre a Editora
Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.
Eventos
- São Paulo: Dia 7 de junho a partir das 19h na Livraria Megafauna – Av. Ipiranga, 200 – Loja 53 – República – São Paulo/SP
- Rio de Janeiro: Dia 19 de julho a partir das 19h na Livraria da Travessa – Leblon. Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ.
- Curitiba: Dia 27 de julho a partir das 16h na Livrarias Curitiba – Shopping Palladium. Av. Pres. Kennedy, 2047 – Curitiba/PR.