ENCONTROS MENSAIS PROPICIAM A APROXIMAÇÃO DOS LIVROS E DAS PESSOAS
A Academia Mineira de Letras inaugura, no dia 25 de abril, um novo programa de leitura, iniciando pelos clássicos da literatura mundial, abrindo espaço para encontros presenciais mensais, sempre às terças-feiras, das 17 às 19 horas, entre os participantes e a professora Marília Faria. Os livros escolhidos serão visitados em diferentes abordagens – aspectos literários, impressões mais pessoais ou uma análise sociológica, histórica ou política do contexto da obra. Ou, claro, tudo isso junto e misturado, em uma conversa entre amigos sobre o que, nessas obras, mais os marcou.
O CLUBE DE LEITURA AML – Clássicos foi organizado para propiciar essa experiência instigante, prevendo uma programação para seis meses, dentro dos quais os encontros estão previstos para as seguintes datas: 25/4, 23/5, 27/6, 25/7, 22/8, 26/09 (toda quarta terça-feira do mês). Serão oferecidas 20 vagas.
O público pode reunir estudantes, aposentados e pessoas interessadas em literatura, mesmo sem qualquer formação ou especialização na área. Bastará apenas o desejo e a disposição de ter uma experiência mais profunda com essas obras.
Lista de livros
- – Frankenstein, de Mary Shelley
- – Hamlet, de William Shakespeare
- – Várias Histórias – Machado de Assis
- – Vidas Secas, de Graciliano Ramos
- – Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll
- – Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski
SERVIÇO:
CLUBE DE LEITURA AML – Clássicos
Datas: 25/4, 23/5, 27/6, 25/7, 22/8, 26/09 – sempre das 17h às 19h
Valor: encontro avulso – R$ 80,00
Pacote com todos os encontros – R$ 420
Inscrições: https://form.jotform.com/230894099625670
Mais informações: https://academiamineiradeletras.org.br/
Sobre a professora/ mediadora Marilia Cristina Cunha Horta Faria
Formação acadêmica: Graduada pela UFMG, com bacharelado em inglês, com ênfase em Estudos Literários e mestre em Letras (Literaturas de Língua Inglesa, linha de pesquisa Literatura, História e Memória Cultural), com a dissertação The Storyteller in Walter Benjamin and in the Powhatan Culture – The True Story of Pocahontas: The Other Side of History, também pela UFMG, também concluiu uma formação em língua, literatura e cultura espanhola no Instituto Cervantes em Salamanca.
Atuação profissional: Professora de português, inglês, espanhol e italiano, revisora de texto e tradutora, foi também cronista no portal Globo Esporte entre 2009 e 2012.
Sobre a ideia do Clube de Leitura
Ler proporciona muito prazer, mas é uma atividade solitária. Quando lemos um novo livro ficamos em busca de alguém que também o conheça, para trocar ideias sobre as impressões, os detalhes. Neste caso, você pode encontrar essas pessoas no Clube de Leitura AML.
Nesta experiência de diálogo, você descobre que nem todo mundo lê ou leu aquele livro como você. Ganhar outros pontos de vista é sempre uma surpresa e um exercício de empatia.
No Clube de Leitura você pode compartilhar o que sentiu e o que pensou ao ler o livro, sem se preocupar com questões formais. Isso significa liberdade e respeito, pois, antes de tudo, o clube é um espaço de escuta.
Ao participar de um Clube de Leitura, você cresce e se desenvolve a cada encontro. Ver a data do encontro se aproximando e querer terminar aquele título para participar da discussão é um ótimo incentivo para manter o hábito de leitura em dia. Além disso, participar de um clube também é interessante para quem busca melhorar a escrita. Escutar as concepções de outras pessoas sobre uma obra nos ajuda a refletir mais criticamente sobre as escolhas do autor em relação a personagens, enredo e estilo literário. A boa leitura de um livro pode também nos levar a construir uma visão mais profunda da vida e da sociedade em que estamos.