ACADEMIA ORQUESTRA OURO PRETO E RICARDO HERZ MOSTRAM O LADO MAIS BRASILEIRO DO VIOLINO EM CONCERTO NO SESC PALLADIUM

Violinista é o solista convidado pela formação jovem mineira para a próxima apresentação da Série Domingos Clássicos, no dia 16 de abril, às 11h

Uma nova perspectiva sobre o violino vai ser apresentada no dia 16 de abril, às 11h, no Sesc Palladium, com o encontro de Ricardo Herz, violinista que tem revolucionado o instrumento na música, convidado pela formação mineira para a próxima apresentação da Série Domingos Clássicos. Os ingressos têm preços populares e já estão à venda no Sympla e na bilheteria do teatro.

Reconhecido pela exímia técnica aliada ao gosto pela improvisação, swing e fluência, o músico, que desembarca na capital mineira após elogiada turnê pela Europa, se encontra com a Academia da Orquestra Ouro Preto, reconhecida por ser uma verdadeira incubadora de talentos da música de concerto. Compositor e arranjador, Ricardo reinventou o violino brasileiro com sua técnica que leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno.

“Comecei pelo caminho tradicional, pela música erudita, mas ainda muito jovem, por volta dos 18, 19 anos, passei a focar na música brasileira, no chorinho, no forró. O violino é um instrumento muito ágil e repleto de possibilidades”, conta Ricardo, para quem o instrumento pode se transformar em um acordeom no forró, um bandolim, a flauta no choro, ou uma rabeca… “No meu trabalho tento traduzir esses estilos para o violino, assim como compor já ressaltando esse lado bem brasileiro do instrumento”, completa.

No repertório que apresenta ao lado da Academia Orquestra Ouro Preto, estarão suas composições autorais, arranjadas especialmente por ele para orquestra de cordas e violino solo. As obras têm como base ritmos brasileiros como o baião, o chamamé, a toada, o choro, misturados com a improvisação, mais uma das marcas registradas de Herz.

“A música sinfônica não tem muito espaço para improvisação. Dentro dos meus arranjos existem alguns pedaços já pré-concebidos para que isso possa acontecer. Além disso, gosto de permitir variações. Uma melodia já escrita e já prevista, pode mudar no dia, pode variar, ter novas nuances”.

SOBRE A ACADEMIA ORQUESTRA OURO PRETO

A apresentação na Série Domingos Clássicos abre a temporada de apresentações da Academia Orquestra Ouro Preto, uma das formações jovens mais reconhecidas do país e que projeta novos talentos para o universo da música de concerto. 

O programa de formação de jovens músicos da Orquestra Ouro Preto foi fundado em 2019, com o objetivo de oferecer a jovens talentos a oportunidade de uma vivência artística completa. Participar da Academia é uma experiência única, gerando encontros enriquecedores com músicos e professores de reconhecida excelência e com uma ajuda financeira fundamental para que possam se dedicar com ainda mais ênfase aos estudos. 

Além de ensaios semanais, os alunos aprendem com, talvez, o melhor dos professores, o palco. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, como o Maestro Ernani Aguiar, que são convidados eventualmente para projetos.

A Academia Orquestra Ouro Preto se apoia em conceitos e pilares como o desenvolvimento técnico musical; o desenvolvimento da prática de execução em público; trabalhar a ansiedade na performance; conceituação da sonoridade em instrumentos de cordas e percussão; ferramenta didático-pedagógica para músicos e professores; desenvolvimento de repertório específico para a Orquestra Ouro Preto e a formação de uma rede de desenvolvimento entre os participantes.

SOBRE RICARDO HERZ

Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood. Desde 2010, Herz já lançou diversos CDs em duo: com o multi-instrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro, com o gaúcho Samuca do Acordeon e com o pianista, maestro e arranjador Nelson Ayres e com Yamandú Costa. Tem mais de 10 discos gravados, entre eles “Ricardo Herz para Crianças” e “Nova Música Brasileira para Cordas”.

SERVIÇO

Série Domingos Clássicos: Academia Orquestra Ouro Preto e Ricardo Herz
Data: 16 de abril de 2023, domingo

Horário: 11 horas

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 – Belo Horizonte-MG
Classificação:  10 anos.
Ingressos: R$15 e R$30, pelo www.sympla.com.br