A SESSÃO SOLENE SERÁ NO SÁBADO, DIA 10, ÀS 11H, E REUNIRÁ MAIS DE QUARENTA PRESIDENTES DE ACADEMIAS DE LETRAS DO INTERIOR DO ESTADO
Fundada em 1909, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a Academia Mineira de Letras (AML) completa cento e treze anos em 2022. A festa de aniversário será no dia 10 de dezembro, às 11h, na sede da instituição, à Rua da Bahia, 1466, bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. O evento é gratuito e aberto ao público.
A cerimônia contará com a presença de mais de quarenta presidentes das academias de letras do interior do estado, agora congregadas na Associação das Academias de Letras de Minas Gerais (ASALEMG), sob a presidência de Flávio Ramos, de Divinópolis. A ASALEMG realiza importante reunião na sede da Casa de Alphonsus de Guimaraens no mesmo dia, entre 8 e 11 da manhã. Entre os participantes da festa de aniversário da AML, estarão representantes de Araxá, Arcos, Lagoa da Prata, Bom Despacho, Itaúna, Cordisburgo, Pará de Minas, São João Del Rey, Ibiá, Barbacena, Conselheiro Lafayete, Esmeraldas, Inhapim, Lagoa Dourada, Lavras, Leopoldina, Matozinhos, Nova Lima, Pitangui, Ribeirão das Neves, Unaí e Visconde do Rio Branco.
Na sessão solene, também haverá uma homenagem especial ao acadêmico Carlos Mário Velloso, atual ocupante da cadeira de número 35 da AML, com destaque para sua trajetória como jurista, presidente do STF (1999 – 2001) e, principalmente, como presidente do TSE (1994 a 1996).
Guardiã de um acervo de mais trinta mil itens, entre livros raros, manuscritos, cartas e periódicos, a Academia oferece a todos, gratuitamente, intensa programação cultural, presencial e por meio de seu canal no you tube, onde veicula uma aula inédita e exclusiva toda semana. Criada em 1922, a revista da Academia continua em plena circulação, impressa e digital. O número 82 será lançado em fevereiro do ano que vem, e contará com extenso dossiê sobre os trezentos anos do Teatro em Minas. O número 83 será lançado em maio, e trará dois dossiês temáticos: um sobre “Literatura e Psicanálise” e outro sobre “Poesia contemporânea em Minas Gerais”.
Integrada por quarenta membros, pela Academia passaram nomes como Abgar Renault, Afonso Arinos de Melo Franco, Bartolomeu Campos de Queiroz, Cyro dos Anjos, Henriqueta Lisboa, Juscelino Kubitschek, Oscar Dias Correa e Tancredo Neves. Nas últimas eleições para o preenchimento de vagas na entidade, os vencedores foram Humberto Werneck (posse em 19 de dezembro), Silviano Santiago (posse em 24 de março de 2023) e Ailton Krenak (posse em 3 de março de 2023).
SERVIÇO:
Academia Mineira de Letras
Aniversário de 113 anos
Dia 10 de dezembro, às 11h
Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro
Entrada gratuita