ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS CELEBRA ANIVERSÁRIO DE JANE AUSTEN COM SÉRIE DE PALESTRAS

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS CELEBRA ANIVERSÁRIO DE JANE AUSTEN COM SÉRIE DE PALESTRAS

EM PARCERIA COM JANE AUSTEN SOCIEDADE DO BRASIL, PALESTRAS SÃO REALIZADAS NOS DIAS 16 E 17/12

O 8º Encontro Nacional da Jane Austen Sociedade do Brasil, realizado em celebração ao aniversário da escritora que é um dos maiores fenômenos da literatura mundial, acontece na Academia Mineira de Letras, nos dias 16 e 17 de dezembro. Nove especialistas na obra da autora se reúnem para trazer olhares diversos sobre livros, personagens e temáticas do universo de Jane Austen. Na sexta-feira, as palestras têm início às 19h. No sábado, o Encontro começa às 9h, sempre com entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

O Encontro tem início na sexta-feira, 16, a partir das 19h. A Dra. Adriana Sales apresenta a palestra “Jane Austen no Brasil” e fala sobre a recepção de Austen em nosso país, que é formada por um fandom digital muito variado, constituído por leitores das mais variadas formações e idades.

Em “Austen e os efeitos amorosos do ouro”, a Dra. Maria Clara Biajoli faz uma análise de relações matrimoniais em seus aspectos financeiros, em romances de Austen, para entender os casamentos mercenários, prudentes e os ideais.

Já em “Técnicas narrativas em Jane Austen”, a mestre Marcelle Salles tratará das técnicas narrativas em Jane Austen, especialmente no que tange ao ponto de vista dos personagens, meio pelo qual o leitor acessa as obras austenianas.

Outro ponto é abordado por Débora Marini em “Jane Austen para crianças”, onde versa sobre recontos de Jane Austen para crianças, em especial a coleção Awesomely Austen, e como esse tipo de produção toca as comunidades de fãs da autora inglesa.

No sábado, 17, a partir das 9h, um novo ciclo de palestras dá continuidade ao Encontro. A Dra. Natália Barcellos apresenta “Jane Austen: fenômeno na contemporaneidade” e discorre acerca da contemporaneidade na obra de Jane Austen, procurando estabelecer de que forma se dá o atual interesse em sua obra por parte de leitoras contemporâneas.

Outro tema abordado é “Transgressão Feminista em Orgulho e Preconceito”. Andressa Nunes faz a proposição de uma leitura não apenas pelo viés histórico, mas também pela crítica construída no romance Orgulho e Preconceito. Austen foi uma das pioneiras a utilizar recursos que posteriormente seriam descritos como manobras estilísticas por Ducrot (1972) e Orlandi (1997, 2001, 2002). O discurso elaborado por Jane Austen foi fundamental à mudança de pensamentos das mulheres, bem como da sociedade. 

Já a palestra “Imaginando Jane Austen” é conduzida por Larissa Souza e faz uma análise, em três tempos, das obras escritas sobre a vida da autora Jane Austen. Iniciando com a comparação entre o conteúdo das biografias escritas por familiares e as cartas da escritora e, em um segundo momento, a análise de uma cinebiografia (Becoming Jane- 2007), concluindo na abordagem do romance, que ficcionaliza a vida de Austen (Projeto Jane Austen – 2018).

Na sequência, Dra. Bianca Rossatto apresenta “Quem tem medo de Lydia Bennet?” que busca discutir como se dá a construção de Lydia Bennet no romance Orgulho e Preconceito (1813), de Jane Austen, e sua transposição para o universo de “Os Diários de Lizzy Bennet” (2012-2013), de Hank Green e Bernie Su.

Para finalizar o evento, Dra. Magda Velloso conduz “A ironia narrativa de Jane Austen”, tratando da ironia nos textos de Jane Austen e como esta foi (ou não) mostrada nos filmes de seus romances. Além disso, dicutirá como foi apresentada a figura feminina e seu desenvolvimento em “Persuasão”.

Sobre as palestrantes:

Adriana Sales é Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. É especialista em Jane Austen pela Universidade de Oxford. Atualmente é professora de inglês e suas literaturas no Ensino Médio e Graduação em Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É fundadora e presidente da Jane Austen Sociedade do Brasil desde 2008.

Maria Clara Biajoli (UNIFAL-MG) é Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP, com pós-doutorado na USP. Desde 2019 é Professora de Literatura Inglesa na Universidade Federal de Alfenas.

Marcelle Vieira Salles é escritora, graduanda em Letras com ênfase em Estudos Literários pela UFMG e Mestre em Administração pela FEAD-MG. Trabalha em projetos de planejamento e edição de livros independentes. É membro e palestrante associada à Jane Austen Sociedade do Brasil desde 2011.

Débora Marini (UFRGS) é Mestranda em Estudos de Literatura pela UFRGS e professora licenciada em Letras pela mesma instituição, estuda recontos da escritora Jane Austen para jovens leitores.

Natália Barcellos (UNESP) é Docente do Departamento de Letras Modernas e do programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UNESP desde 2012. Doutora em Germanística pela Universidade Livre de Berlim. Graduada em Letras/ alemão, inglês e português pela Unesp.

Andressa Nunes (UFSC) é Pós-graduanda em Literatura pela UFSC, Pós-graduada em Inovação na educação e licenciada em Letras – Inglês/ Português pela UNIPLAC. Foi Vice-presidente do Centro Acadêmico de Letras da UNIPLAC. Participa de grupos como: Leia Mulheres e Um Roda de Conversa, que problematizam a escrita produzida por mulheres.

Larissa Souza (UNICAMP) é Bacharela em Estudos literários pela UNICAMP, aluna do curso de Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas do IFSP campus Hortolândia (IFSP – HTO). Professora de francês e inglês.

Bianca Rossatto (IFSUL Gravataí) é Doutora em Estudos Literários (UFGS) e professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa em Institutos Federais há nove anos. Atualmente, leciona no IFSULCampus Gravataí, onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à autoria feminina.

Magda Velloso (UFMG) é Doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com pesquisas na Universidade de Londres, tem diversos artigos acadêmicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros; alguns contos publicados na Revista Literária da FALE/UFMG e ganhou por duas vezes o segundo lugar no Concurso de Contos da OAP. É coautora da série didática Alive High (3 volumes) para o curso médio. Foi tradutora e organizadora de livros, tem três livros autorais publicados. Tem capítulo em coletânea da Ed. Anome e em cinco coletâneas da Liberty Books, SP.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

8º Encontro Nacional da Jane Austen Sociedade do Brasil

Sexta-feira (16/12) – 19h

Palestra: Jane Austen no Brasil – Dra. Adriana Sales (CEFET-MG) 

Palestra: Austen e os efeitos amorosos do ouro – Dra. Maria Clara Biajoli (UNIFAL-MG) 

Palestra: Técnicas narrativas em Jane Austen – Ma. Marcelle Salles (UFMG)

Palestra: Jane Austen para crianças – Débora Marini (UFRGS)

Sábado (17/12) – 09h

Palestra: Jane Austen: fenômeno na contemporaneidade – Dra. Natália Barcellos (UNESP)

Palestra: Transgressão Feminista em Orgulho e Preconceito – Andressa Nunes (UFSC)

Palestra: Imaginando Jane Austen – Larissa Souza (UNICAMP)

Palestra: Quem tem medo de Lydia Bennet? – Dra. Bianca Rossatto (IFSUL Gravataí)

Palestra: A ironia narrativa de Jane Austen – Dra. Magda Velloso (UFMG)

Local: Academia Mineira de Letras – R. da Bahia, 1466 – Centro, Belo Horizonte

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

marramaqueadmin