Claque Cultural 2025 abre em São Jorge com Toni Garrido e artistas locais

Claque Cultural 2025 abre em São Jorge com Toni Garrido e artistas locais

Abertura da 3ª edição reúne público na Chapada dos Veadeiros e inicia maratona cultural por Goiás e Bahia

A Praça do Artesão, em Vila São Jorge, foi palco, no dia 8 de agosto, da abertura oficial da 3ª edição do Claque Cultural. O evento contou com um show vibrante de Toni Garrido e apresentações dos artistas locais DJ Dante e Pacatto do Alto, ambos selecionados via edital.


Valorização da cena artística e economia criativa

O Claque Cultural é realizado pelo Governo de Goiás e Sesc com o objetivo de fortalecer a produção artística regional e impulsionar o turismo e o comércio locais. A edição 2025 passará por sete cidades goianas e um polo na Bahia, contemplando diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança, circo, literatura e artes visuais.


Declarações e destaques

  • Marcelo Baiocchi Carneiro (CNC/Fecomércio/Sesc/Senac Goiás) ressaltou a missão do projeto em levar cultura de qualidade a diferentes territórios.
  • Leopoldo Veiga Jardim (Sesc/Senac Goiás) destacou o papel do evento na democratização da cultura e no fortalecimento da identidade regional.
  • Teófilo Neves (Secretaria da Retomada) enfatizou o fomento à economia criativa em todo o estado.
  • Marcus Rinco (prefeito de Alto Paraíso) agradeceu a valorização da cultura local e o estímulo ao turismo.
  • Toni Garrido celebrou a oportunidade de abrir o festival e a importância de fortalecer iniciativas artísticas.

Itinerário e prêmios

Os polos de apresentação em Goiás incluem Anápolis, Alto Paraíso, Caldas Novas, Goiânia, Jataí, Morrinhos e Jussara. O polo nacional abrangerá Salvador, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Feira de Santana e Jacobina (BA). O edital prevê cachês entre R$ 2 mil e R$ 24 mil, com resultados divulgados de forma escalonada.

marramaqueadmin