A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito, estreia no Festival do Rio

Filme retrata em 21 planos-sequência confronto entre estudantes na ditadura militar
O filme “A Batalha da Rua Maria Antônia”, de Vera Egito, estreia no Festival do Rio nesta quinta-feira, 12 de outubro. A produção, que retrata momentos da noite de outubro de 1968 que ficou conhecido como “Batalha da Rua Maria Antônia”, terá exibições no dia 12, às 21h45, na Estação Net Gávea 4 e 5, e no dia 13, às 16h30, no Cine Odeon (seguida de debate).
O filme conta a história de estudantes e professores do Movimento Estudantil de Esquerda que montaram uma vigília para garantir a votação no pleito do movimento estudantil em plena repressão da ditadura militar. Eles enfrentam os ataques do Comando de Caça aos Comunistas vindos do outro lado da rua, da Universidade Mackenzie.
O filme foi rodado em 21 planos-sequência, o que confere um ritmo intenso e realista à narrativa. O elenco é formado por Pâmela Germano, Isamara Castilho, Caio Horowicz, Julianna Gerais, Gabriela Carneiro da Cunha e Philipp Lavra.
“A Batalha da Rua Maria Antônia” é um filme importante para a história do cinema brasileiro, pois retrata um momento crucial da ditadura militar. O filme também é um importante registro histórico, pois mostra como os estudantes brasileiros resistiram à repressão do regime.
Ficha técnica
- Direção: Vera Egito
- Produção: Paranoid e Globo Filmes
- Distribuição: Imagem Filmes
- Elenco: Pâmela Germano, Isamara Castilho, Caio Horowicz, Julianna Gerais, Gabriela Carneiro da Cunha e Philipp Lavra
Sinopse
Outubro de 1968. Durante a ditadura brasileira, estudantes e professores do Movimento Estudantil de Esquerda enfrentam ataques do Comando de Caça Comunista vindos do outro lado da rua, numa noite crucial conhecida como A Batalha dos Estudantes.
Sobre a diretora
Vera Egito é uma diretora e roteirista brasileira. Seu primeiro longa-metragem, “Amores Urbanos”, foi lançado em 2016. Ela também dirigiu os curtas-metragens “Espalhada Pelo Ar” e “Elo”, ambos selecionados pela Semana da Crítica de Cannes.
Sobre a produtora
A Paranoid é uma produtora audiovisual independente brasileira conhecida por audaciosos projetos de cinema, TV, streaming e publicidade. A produtora se dedica à entrega de conteúdo criativo e de alta qualidade de imagem, atuando em todas as etapas, desde a criação ao lançamento, de séries e longas, ficcionais e não ficcionais, com as principais plataformas, programadores, canais, distribuidoras e colaboradores do mercado audiovisual.
Sobre a distribuidora
A Imagem Filmes é uma distribuidora de filmes brasileira. A empresa foi fundada em 1994 e é responsável pela distribuição de filmes nacionais e internacionais.
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é um festival de cinema brasileiro realizado anualmente na cidade do Rio de Janeiro. O festival foi fundado em 1995 e é um dos maiores festivais de cinema da América Latina.